Pode ser que a eleição de 2016 em Mar Vermelho repita o clima de eleições de outrora. Pela quarta vez, a ex-prefeita do município, Quitéria Berto (PP), deverá disputar o cargo contra a atual prefeita Juliana Almeida (PMDB).  

A briga pela prefeitura de Mar Vermelho - desde a década de 90 - teve apenas três nomes concorrendo: o ex-prefeito Hermann Almeida (PSDB) – o “Herminho”, Quitéria Berto (PP) e Juliana Almeida (PMDB).  

Herminho”, como é conhecido na cidade, foi prefeito por dois mandatos entre 1996-2000 e 2001-2004. Na eleição de 2004 (quando concluiu sua administração), apoiou a sobrinha, Juliana Almeida, que foi eleita prefeita e derrotou a então vereadora - à época - Quitéria Berto (a primeira eleição) nas urnas.  

Após romper com Juliana por acordos políticos e administrativos, em 2008, “Herminho” pulou de palanque e apostou em Berto. Quitéria Berto foi eleita prefeita na eleição de 2008 com o apoio do hoje ex-aliado e derrotou Juliana Almeida que estava prefeita.  

Na eleição de 2012, Almeida - com o apoio do tio - venceu Berto que estava na cadeira do Executivo local. Juliana foi eleita com 619 votos a mais que sua adversária. Numa disputa acirrada - mas com uma vitória bem folgada - a atual prefeita venceu nas urnas com 1.618 votos (61,83% dos votos válidos) contra 999 votos (38,17% dos votos válidos) de Quitéria Berto. 

Com o placar de 2 (Juliana) X 1 (Quitéria), o pleito de 2016 deverá ter, mais uma vez, o embate político-polarizado entre prefeita e ex-prefeita.  

Vale ressaltar - ainda - que quem domina o xadrez político em Mar Vermelho é o ex-prefeito Hermann Almeida, tio de Juliana Almeida e pai do atual vice-prefeito, André Almeida (PMDB).

Contudo, no passado mais recente, o ex-prefeito também foi orientador político e aliado de Quitéria Berto. 

Vá entender a política!       

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com