Quando se fala em Murici todo mundo lembra logo de quem? Renans (pai e filho) Calheiros! Eis que a família do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho, ambos do PMDB, comandam o Poder Executivo há duas décadas.
E uma coisa é certa: o candidato dos Calheiros só será - de fato - o candidato em 2016 quando o governador disser o sim. Me revelou uma fonte muriciense que a palavra final é de Renan Filho - que foi prefeito da cidade por duas vezes (2004-2010).
Então, até onde se sabe, quem se prepara para ser o "novo prefeito" é o atual vice-prefeito, Olavo Neto (PMDB), também chamado de "Olavinho" e filho do deputado estadual Olavo Calheiros.
Com o término da gestão de Remi Calheiros (PMDB), em 2016, o sobrinho vai substituí-lo na prefeitura local. Ainda de acordo com fontes do blog a dinastia - em Murici - para o próximo ano segue uma orientação política (de quem?).
Remi sai da prefeitura em 2016 e poderá ser candidato a deputado estadual em 2018. Olavo Neto deverá sim ser o candidato da família para o Executivo municipal. Já Olavo Calheiros, hoje deputado estadual, almeja a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL).
Porém, se vai ficar com a vaga - já que o Ministério Público de Contas diz que tem que ser de um dos procuradores que se encontram na lista tríplice - é uma outra decisão (mais árdua) do governador.
Mas, voltando para Murici, há quem diga que a cidade não sairá das mãos "Calheiristas" jamais. Isso se deve ainda por conta da atual situação política da família: Prefeitura, Estado, Senado Federal e Governo Federal à disposição.
Será?
Contudo, o que se sabe é que os Calheiros dominam a cidade desde a década de 90 e sempre fizeram uma dobradinha entre tio e sobrinho. Antes, Remi e "Renanzinho" se revezavam no Poder, agora é a vez de Remi e "Olavinho".
Como a legislação permite alternância de Poder entre tio e sobrinho, Remi também já foi vice de Renan Filho em outrora. Tudo bem pensado pelo exímio enxadrista político - Renan (pai) - para deixar sempre alguém da família na cadeira de prefeito.
No mapa eleitoral de Murici, os "Renans" (pai e filho) mandam no município desde 1996.
De lá para cá são vinte anos - ininterruptos - que os Calheiros mostram que são de Murici. Venceram os pleitos seguidos de 1996 (Remi), 2000 (Remi), 2004 (Renan Filho), 2008 (Renan Filho que foi eleito deputado federal em 2010), 2012 (Remi) e agora partem para 2016 (Olavo Neto).
A pergunta que se faz é: tem alguma oposição aos Calheiros de Murici?
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com