No entra e sai de gestor a cidade de São Luís do Quitunde tem um novo prefeito desde a última terça-feira, 01, quando a juíza-substituta da Comarca da cidade, Emanuela Porangaba, concedeu liminar favorável ao retorno do vice-prefeito, Jilson Lima (DEM), e afastou do cargo - na noite da segunda-feira (31) - o prefeito Eraldo Pedro (PMDB).   

A briga pelo Poder na cidade do litoral norte emana de um jogo político pesado pelo comando da prefeitura quitundense. Mesmo com a entrada do "novo (velho) prefeito" no Executivo municipal nada muda na realidade administrativa local.  

Isso se deve por conta dos mesmos fatos (atos de improbidades) imputados ao prefeito afastado Eraldo Pedro e que - também - foram cometidos na gestão Lima. Jilson foi gestor da cidade por três vezes (esta semana é a quarta) e atuou como chefe do município no período em que Eraldo Pedro esteve afastado por determinação da Justiça.  

Todavia, o afastamento - mais uma vez! - equivale apenas ao prefeito e não ao vice-prefeito que responde - judicialmente - em ações de responsabilidade por atos de improbidade administrativa.  

Vale lembrar que a Promotoria de Justiça de São Luís do Quitunde e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, ajuizaram, em fevereiro deste ano, uma ação em desfavor do vice-prefeito por atuar como chefe do Executivo no período em que o titular esteve afastado por determinação da Justiça. 

Portanto, Jilson Lima - que é um grande aliado do agora deputado estadual Cícero Cavalcante (PMDB) - "faz de tudo" nos bastidores (mesmo respondendo por vários atos de improbidade administrativas) para comandar a prefeitura de São Luís do Quitunde.  

Disse uma fonte do blog - lá da prefeitura - que a última vez que o vice-prefeito deixou o cargo de prefeito, ninguém mais viu o dinheiro do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na conta.  

Será? 

Improbidade e Ação Penal  

O "novo prefeito" - Jilson Lima - foi acusado por irregularidades no repasse das contribuições previdenciárias (dos servidores e patronais) ao Instituto da Previdência dos Servidores Públicos de São Luís do Quitunde (IPREVSLQ) nos anos de 2013 e 2014.  

A administração Jilson Lima desviou quase um milhão do IPREVSLQ entre os meses de outubro e novembro de 2013 e fevereiro do ano passado. Basta ver os dados do processo de improbidade - 0700071-040.2015.8.02.0054 - e a ação penal - 0700256-78.2015.8.02.0054 - no site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).  

Ainda em maio deste ano, o Ministério Público Estadual (MPE) também responsabilizou os ex-prefeitos Jean Fábio Braga Cordeiro, Cícero Cavalcante de Araújo e Antônio da Silva Pedro Júnior - em defesa do IPREVSLQ - por conta de irregularidades no repasse de contribuições previdenciárias pelo município no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2014. 

Eis que - administrativamente e politicamente - São Luís do Quitunde necessita entrar no rumo certo.  

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com