Em Alagoas, os olhares atentos para as eleições de 2016 em Mata Grande e Canapi. As cidades do sertão serão palcos de uma disputa entre dois grupos que visam algo em comum: o domínio pelo Poder na região.
De um lado, Celso Luiz (PMDB), prefeito de Canapi, colocará o filho e ex-secretário de Educação, Luiz Pedro Brandão -hoje no Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (INMEQ), candidato a prefeito de Mata Grande.
Do outro, o atual prefeito de Mata Grande, Jacob Bandão (PP), e o pai e ex-prefeito do município, Hélio Brandão, pretendem eleger o atual presidente da Câmara de Vereadores de Mata Grande, Júlio Brandão (PP), prefeito de Canapi.
O irmão do prefeito mata-grandense será candidato na cidade vizinha após o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) confrontar à família de Mata Grande com a candidatura do filho ao Executivo local.
Celso Luiz - em sua maior vontade política - prepara o primogênito para ser prefeito de Mata Grande e Hélio, Jacob e Júlio são contra as pretensões políticas do prefeito canapiense. Luiz Pedro é filho de Celso com a conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Maria Cleide Costa Beserra, a Cláudia Cleide Brandão.
Leia Mais: O Inmeq de Celso Luiz com 'olhos' para 2016
Atualmente, Celso - além da cidade que administra, tem em suas mãos Belém, de Clênio Vilar (PMN), no agreste do Estado, e pretende colocar o irmão mais novo, Luiz Celso Malta Brandão Filho, o Tenorinho Malta, filiado ao PMDB, candidato em Inhapi.
Vale lembrar que outro irmão de Celso, Oberdan Tenório, o Bel (PMN), foi prefeito de Inhapi entre 2009-2012.
Já a família Brandão - de Hélio, Jacob e Júlio - não desejam ficar sem o comando do município de Mata Grande, mas, diante da possibilidade de perder para Celso Luiz, vai um "toma lá dá cá" com a candidatura (forçada) de Júlio Brandão em Canapi.
Clique: "Chapão Sertanejo" é formado para derrotar Celso Luiz em Canapi
Qual o resultado dessa disputa?
Duas famílias se 'engalfinhando' para dominar cidades sertanejas em comum com um único desejo que é o Poder político.
Quanto ao povo dos respectivos municípios, eis que centenas de famílias ludibriadas para entrar no jogo ganancioso dos que se dizem defensor da população. A conquista de Poder faz esfacelar os sonhos daqueles tratados como "amigos" - entre abraços e tapinhas nas costas - no período eleitoral.
São esses menos favorecidos que deveriam ter mais saúde, mais educação, mais assistência social e políticas públicas decentes. Basta consultar dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) para constatar o baixo desenvolvimento humano em Canapi e Mata Grande.
Sabe-se lá, contudo, o que será dos "amigos" - com tapinhas nas costas - após urnas abertas.
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com