Palmeira dos Índios comemora hoje, 20 de agosto, 126 anos de Emancipação Política

Cidade também administrada pelo grande escritor Graciliano Ramos, a “Princesa do Sertão” – como é conhecida - ainda mantém suas tradições e costumes de cidade do interior. 

Situada no agreste de Alagoas, o município já foi – em outras épocas - a segunda maior cidade do Estado.

Atualmente é a terceira maior e conta com aproximadamente 74 mil habitantes (dados do IBGE/população estimada em 2014).   

Não podendo esquecer também de seus filhos ilustres como Waldemar de Souza, Luiz Torres, Jofre Soares, Tenório Cavalcante, Monsenhor Macedo, Enéias Simplício, Minervo Pimentel, Noé Simplício e tantas outras personalidades da história palmeirense. 

Clique aqui para mais sobre a história de Palmeira!

No grupo “A Palmeirada”, do Facebook, aproximadamente 13 mil palmeirenses participam do espaço rememorando - com amor e respeito - a historicidade da nossa Palmeira de antigamente e discutindo assuntos pertinentes ao município.  

A Palmeirada foi criado em 2011 mantendo forte os  laços de amizades (de conterrâneos palmeirenses) das terras de Xucurus Kariris. Lá, no grupo, várias homenagens em alusão ao 20 de agosto - dia da Emancipação Política - que uma data é especial para os munícipes. 

"Celebrar os 126 anos de Palmeira precisa ser a oportunidade de olhar para a cidadr e perceber que ainda precisamos avançar muito em vários aspectos. Mas a esperança de tantos palmeirenses certamente será mais forte do que aquilo que a desola e num futuro próximo a união dessas esperanças fará Palmeira se reencontrar consigo mesmo. E é por isso que a cada 20 de agosto a cidade se enche de esperança! Feliz 20 de agosto, Palmeira!", escreveu Adalberon Sá Júnior.  

"Minha querida Palmeira Dos Índios Alagoas, hoje se acende mais uma velinha. São 126 anos de saudosismo! Parabéns Palmeira Das Antigas abençoada, tu continuas para mim e outros filhos teus, a amada princesa do Sertão Alagoano. Para gostar de Palmeira Dos Índios Alagoas não precisar nascer lá. Basta ir a passeio ou morar como fez meu pai Edson Wanderley Cysneiros. Infelizmente não temos tido a atenção de alguns moradores e administradores que merece, mas ainda continua para mim sendo a Princesa do Sertão Alagoano", comentou Evandro Cysneiros. 

"Parabéns minha querida Palmeira dos Índios pelos seus 126 anos de história, resistência, luta e esperança. O palmeirense é como todo nordestino, que além de hospitaleiro, é determinado ao trabalho e jamais perde a sua fé. 20 de agosto, emancipação de P. dos Índios/AL.‪#‎orgulhodeserpalmeirense‬", disse o vereador Júlio Cezar (PSDB).  

Portanto, que possamos ver nossa querida Palmeira dos Índios - onde nasci, cresci e um dia retornarei – com um futuro melhor para todos que vivem nela.  

Parabéns Palmeira dos Índios pelos 126 anos de história!  

"Oh, minha Palmeira! 
Sejas sempre idolatrada 
Dentro em nosso coração. 
Tu, Palmeira abençoada, 
A Princesa do Sertão"
,
trecho do Hino palmeirense.  

Saiba mais sobre Palmeira dos Índios: clique aqui! 

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com