Todo mundo sabe que o pleito de 2016 iniciou nos bastidores da política. Em São Luís do Quitunde, por exemplo, prováveis pré-candidatos ao cargo de prefeito já trabalham para disputar a eleição do próximo ano.
O ex-prefeito Cícero Cavalcante (PMDB), o ex-vereador e ex-prefeito (interino), Júnior Pedro (PR), e a ex-deputada estadual Fátima Cordeiro (PP) devem manter o nome pela sucessão de Eraldo Pedro (PMDB).
Há quem diga também que o empresário Bruno Gama - atualmente o todo-poderoso na gestão de Eraldo Pedro - deverá colocar o nome na lista de pré-candidatos. Segundo fontes do blog, Gama é hoje chamado de 'primeiro-ministro' que manda e desmanda na atual gestão.
"Manda quem pode e obedece quem tem juízo. O Bruno é quem manda o prefeito fazer do jeito dele. A turma de Maceió do empresário é quem domina hoje o município de São Luís do Quitunde. São secretários, procuradores e vários cargos comissionados nas mãos do Bruno", revelou um funcionário da prefeitura.
Entretanto, "Ciço Cavalcante" é um dos nomes - Pasmem! - mais bem aceito no município. Por incrível que pareça, o ex-prefeito - de acordo com pesquisas internas não divulgadas - continua à frente de seus oposicionistas na disputa pelo Executivo municipal.
A briga política na cidade – nas três últimas eleições - foi bastante acirrada entre grupos (Cavalcante e Cordeiro) que a todo tempo querem comandar o município. Fátima Cordeiro é esposa do ex-prefeito João Cordeiro.
Tudo indica que a ex-deputada deverá concorrer ao cargo no lugar do filho, o ex-prefeito Jean Cordeiro (PP), assim como foi em 2012. O motivo: Jean foi afastado em 2010 após de ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por crime eleitoral (compra de voto).
Já o ex-vereador Júnior Pedro ficou conhecido como o prefeito-tampão (na condição de presidente da Câmara de Vereadores) entre outubro de 2010 e maio de 2011. À época, Pedro assumiu o lugar de Cordeiro que foi cassado.
Nos sete meses que ficou na prefeitura e, após Cícero Cavalcante reassumir o comando da cidade, Júnior Pedro foi alvo de várias denúncias no Ministério Público Estadual (MPE) por desvio da merenda escolar.
Aproveitando-se dos desfechos políticos na cidade, quis Cavalcante, em 2013, continuar 'mandando' na prefeitura de São Luís do Quitunde.
Conseguiu eleger o vice-prefeito, Eraldo Pedro, seu sucessor. A ideia era Eraldo eleito para continuar o trabalho idealizado nas duas gestões do considerado o “trator do norte”.
Porém, tudo foi contrário aos desejos daquele que foi o principal responsável pela vitória do prefeito Eraldo. O novo grupo que se formou na atual gestão mudou os planos do ex-prefeito e Cavalcante ficou de fora da barganha municipal.
Todavia, 2016 uma nova novela será vivenciada na disputa pela prefeitura quitundense.
Será?
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com