Em resposta ao material publicado aqui no blog, onde questionei o pagamento de cerca de R$ 2, 4 milhões na contratação de transporte escolar para o município, a prefeitura de São Miguel dos Campos enviou uma justificativa para o fato.  

De acordo com a assessoria de imprensa, a contratação dos ônibus para o transporte de universitários servem os estudantes que estudam em Arapiraca e Maceió, contudo, é extremamente necessária o contrato com as três empresas que prestarão os serviços. 

A nota diz ainda que o município miguelense encaminha 27 ônibus para os dois destinos - Arapiraca e Maceió - divididos nos três horários, o que agrega alunos de cursos profissionalizantes, técnicos e superiores. 

Por fim, ressalta que "cerca de 1500 estudantes são beneficiados diretamente com esse esforço do município para manter os transportes, que mesmo em tempos de crise, são pagos com recursos próprios. Essa manutenção faz parte da nossa política de valorização e incentivo para que a Educação avance em todas as suas fases em nosso município." 

Já o meu questionamento quanto aos ônibus do Programa Caminho da Escola - do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - foi exemplificando valores de veículos que poderiam ser adquiridos pelo município. Não falei em uso dos veículos pelos estudantes universitários, mas a compra de novos ônibus por conta dos valores que serão pagos mensalmente para as empresas contratadas. 

Questionei, também, se, ao invés de contratar tais empresas, não seria mais benéfico para prefeitura de São Miguel dos Campos adquirir os próprios veículos. Contudo, o Executivo respondeu que é preciso de 27 ônibus para fazer o transporte de 1.500 alunos.   

Entende-se, portanto, que São Miguel dos Campos não dispõe de um frota suficiente para atender toda demanda. Com isso, a contratação é importante para que os alunos não fiquem desassistido.   

Repito: mais de R$ 2 milhões investidos dariam para comprar ônibus com valores de mercado entre R$ 139 e R$ 250 mil. Porém, cada gestão tem sua "política de valorização e incentivo para que a Educação avance em todas as suas fases". 

Justificativa dada, questionada e publicada!  

Leia mais: Prefeitura vai gastar mais de R$ 2 milhões na contratação de transporte escolar

Nota de Esclarecimento 

Prezado jornalista Kleverson Levy, em relação à matéria divulgada em seu Blog, nesta quinta-feira (09), o município de São Miguel dos Campos vem esclarecer que a licitação é para a contratação de ônibus para transportes de Universitários com destino às cidades de Arapiraca e Maceió, e a mesma, é extremamente necessária.  

O seu raciocínio é certo e corroboraríamos com ele se apenas precisássemos de cinco ônibus, entretanto, o Município de São Miguel dos Campos encaminha 27 ônibus, para esses dois destinos, divididos nos três horários, só para estudantes de cursos profissionalizantes, técnicos e superiores. 

São cerca de 1500 estudantes beneficiados diretamente com esse esforço do município para manter os transportes, que mesmo em tempos de crise, são pagos com recursos próprios. Essa manutenção faz parte da nossa política de valorização e incentivo para que a Educação avance em todas as suas fases em nosso município.  

No tocante aos ônibus adquiridos com recursos do FNDE é importante salientar que os mesmos ficam a serviço dos alunos das escolas públicas do Município e não podem ser comprometidos com o transporte universitário. 

Em tempo, comunicamos que o prefeito George Clemente vem cumprindo com todas as determinações e transparência das contas públicas e honrando os compromissos da sua gestão, salientamos ainda que São Miguel dos Campos está avançando e é um dos poucos municípios que se mantém fora do CAUC.  

Assessoria de Imprensa 
09 de julho de 2015.
 

Redes Sociais: Kleversonlevy 

Email: kleversonlevy@gmail.com