Vereadores de Rio Largo derrubaram - em sessão ordinária - ocorrida na última quinta-feira, 02, os artigos 33 e 34 do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que autorizava o prefeito Toninho Lins (PSB) a gastar 40% da receita prevista para o exercício de 2016.
A LDO foi aprovada sem que os dois artigos entrassem em votação. O Executivo solicitava ao legislativo municipal o remanejamento de 40% do orçamento de R$ 143 milhões. Desse total, Lins queria cerca de R$ 60 milhões para abertura de créditos adicionais sem consultar à Câmara.
Apesar de maioria na casa - Roberto Menezes (PSB), Vanildo Rufino (PSDB), Alex Madeira (PP), Maurício Pinto (PR), Jefferson Alexandre (PPL) e Thales Diniz (PSB) - o gestor foi derrotado após os parlamentares da oposição - Ismael Ferreira (PRTB), Márcio Santos (PSD), Claudemir da Silva, o Mima (PSB), e Albertina Cabral, a Beta do Brasil Novo (PRTB) - se manifestarem contrário ao pedido.
"Agradeço aos vereadores da situação por termos chegados ao acordo para votação. É importante essa união da casa legislativa neste momento. Não se pode dar uma liberdade a um gestor que está sendo investigado e que foi comprovado o mau uso do dinheiro público. Acertadamente, dessa vez, esta casa não aprovou esses 40%. Ele - o prefeito - queria o remanejamento para gastar do jeito que ele entendesse e sem precisar do aval da Câmara. Não vai mais acontecer isso!. O prefeito que quiser um crédito suplementar tem que passar pela análise dos vereadores", relatou o vereador Márcio Santos (PSD).
Para aprovação dos artigos na LDO, Toninho Lins precisava de sete votos favoráveis. No entanto, como tem apenas seis vereadores da base de sustentação, os quatro mantiveram a postura de oposição 'ferrenha' à atual gestão e saíram vitoriosos.
"Acertadamente, os vereadores de oposição questionaram este artigo, pedindo a retirada para que ele não pudesse utilizar o valor como ele quisesse. Então, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores a extinção desse artigo para que ele não tivesse essa liberdade com todo esse dinheiro. Isso é uma vitória para povo de Rio Largo, uma vitória para nós parlamentares que defendemos o interesse do povo. Iremos sempre lutar para que nenhum prefeito venha mais meter a mão no dinheiro público e no dinheiro do povo que tanto necessita do apoio das autoridades da nossa cidade", finalizou o parlamentar.
Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com