Há dias o Hospital Regional Santa Rita (HRSR), em Palmeira dos Índios, tem sido manchete na imprensa alagoana. A informação de que a pediatria do HRSR teria fechado colocou em 'xeque' uma discussão ampla sobre o caos na saúde do município.  

A Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios convocou a população palmeirense para uma audiência pública nesta quinta-feira, 18, com o objetivo de ajudar os gestores da saúde e o hospital a superarem os desafios e garantir o direito fundamental do cidadão à assistência hospitalar.  

De acordo com o autor do requerimento, o vereador Júlio Cezar (PSDB), é esperado que o debate aconteça com a presenças dos responsáveis pela saúde no município. Segundo JC, a audiência foi aberta para população, gestores da saúde pública, representantes de entidades sindicais e a direção do Hospital Santa Rita. 

“Iremos fazer uma discussão respeitosa e pautada na organização dos serviços de saúde, visando a garantia da assistência hospitalar gratuita. Nossa disposição é avançar na defesa do interesse público a partir da audiência pública, que é um instrumento legal para discutir os problemas enfrentados pela sociedade. Os recursos disponíveis nem sempre são suficientes. Sabemos que o provedor, Pedro Gaia, tem feitos os esforços possíveis, mas somente com a união de todos conseguiremos melhorar a qualidade da assistência e avançar. Esse hospital é muito importante para essa região e, há pouco tempo, perdeu a emergência e agora a pediatria. Qual será o próximo? ​”, ponderou o parlamentar.    

Resposta do Hospital 

Por outro lado, o médico Pedro Gaia, provedor do hospital,  negou que a pediatria estivesse fechada. Em entrevista ao portal Estadão Alagoas, Gaia considerou tais informações "equivocadas e inverídicas”. 

O provedor havia dito que  os atendimentos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não mais seriam realizados pelo Santa Rita. Com isso, informou Pedro Gaia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é que estaria apta para receber pacientes em urgência e emergência.  

“O HRSR, no momento, não atende mais urgência e emergência. Hoje é tarefa da UPA por conta de um acordo entre governo federal, governo estadual e a prefeitura de Palmeira dos Índios após a implantação da UPA.  Todos os pacientes SUS são visto pela unidade. O hospital se restringe apenas em atender convênios e/ou particular. Fora isso, o HRSR não atende mais paciente do Sistema Único de Saúde. Sobre a pediatria não é verdade que ela esteja fechada. Funciona normalmente", rebateu o provedor.  

Portanto, a audiência pública acontece na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (18), no horário das 8h às 12h. Qualquer cidadão terá direito a voz e respeitosa manifestação.  

Que seja!  

Redes Sociais: Kleversonlevy 

Email: kleversonlevy@gmail.com 

Com informações das assessorias