Não seria diferente no sertão de Alagoas - que no passado distante foi palco de enfrentamentos das famílias tradicionais que se 'digladiavam' pelo Poder - se a antecipação do pleito de 2016 tivesse início.  

Esta semana, em Mata Grande, a sessão na Câmara de Vereadores da cidade foi em 'tom' de críticas e ameaças contra o prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), nos discursos do presidente da casa, o vereador Júlio Brandão (PP).  

O parlamentar, que é irmão do prefeito Jacob Brandão (PP), não poupou - em suas palavras - argumentos paradoxos (digamos que sim!) ao atacar o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).  

Tudo tem uma única razão (interesse): a briga pela prefeitura do município. Como o blog antecipou, Celso Luiz prepara o filho - Luiz Pedro Brandão - para ser candidato a prefeito de Mata Grande.  

Luiz, que é ex-secretário de Educação de Canapi, atualmente ocupa o cargo de diretor-presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (INMEQ).   

O incômodo da família Brandão - de Jacob e Júlio -  se deve aos encontros constantes que a dupla - Luiz Pedro e Celso - estão fazendo na cidade sertaneja e atraindo aliados para o pleito de 2016.  

Por conta disso, presidindo a sessão da Câmara de Mata Grande no início da semana, Júlio Brandão se mostrou - a todo tempo - irritado com dois colegas vereadores que deixaram - de repente - de apoiar à gestão de sua família.  

Com o plenário lotado, Brandão indagou aos seus pares motivos de estarem cobrando documentos da administração municipal. Segundo o presidente, os balancetes e prestações haviam sido aprovadas legalmente.  

"Em seis anos do governo do prefeito Jacob Brandão, todos os balancetes e prestações de contas que vieram para esta casa, até Vossas Excelências aprovaram. E agora, de repente, estão contra. O que foi que houve? Podem esclarecer? Não entendo! Faltando um ano e pouco para acabar o nosso mandato estão contra. A gente é ruim! A gente é o vilão da história! Não entendo! Né, vereadores?", interrogou.  

Ao falar da questões políticas que envolvem Celso Luís, Júlio disse que Canapi é uma bagunça e que o prefeito saiu expulso de Inhapi pelo povo. Vai mais além quando destaca que Mata Grande tem ordem e não se compara a cidade administrada por Celso.  

"Quero dizer que aqui em Mata Grande, tanto da parte do prefeito como a parte do presidente, tem ordem e são homens de vergonha. Aqui em Mata Grande tem ordem! Esses vereadores que me dão aval fazem Mata Grande ter ordem. Não é aquela bagunça que existe em Canapi. O que temos aqui são problemas políticos. Quero dizer que não venham atacar a Casa (se referindo à Câmara) porque a Casa é transparente. Ataque politicamente! Isso vocês podem inventar e falar o que quiserem. Agora eu quero dizer que aqui não é Canapi não. Porque o gestor de Canapi (Celso Luís) foi expulso de Inhapi pelo povo. Está acabando com Canapi e quer vir aqui para Mata Grande", relatou o parlamentar.  

No final do discurso, o presidente da Câmara desafiou o prefeito de Canapi ao dizer que 'ele não é homem para tomar a cidade do povo' e - cacofônico - emendou um discurso surreal (remetendo sempre em favor do povo) aos munícipes.  

"Agora só que ele não é homem para tomar Mata Grande do povo não. Pode dar esse recado a ele que aqui tem ordem. Aqui o povo é dono da Mata Grande e não é como ele que faz Canapi refém e o povo sem receber. Quando vocês viram uma multidão de cinco mil pessoas no ginásio não quer dizer que foi por causa de uma Shineray não. É por que temos moral pelo povo. A gente passou 30 anos da nossa vida fazendo favor para o povo e o povo só retribui com carinho. A gente gosta do povo humilde,  a gente gosta do povo carente e é por isso que o povo gosta da gente", conclui o parlamentar.   

Em jogo, a disputa pela prefeitura e o desejo de - ambos grupos políticos - se manterem no Poder. A briga, na verdade, nada mais é de interesses familiares, pessoais e políticos. O bom é saber que o parlamentar gosta do povo humilde e carente. 

Maceió que o diga! 

Enquanto isso, o povo... e o povo gosta?  

Siga-me! nas Redes Sociais: Kleversonlevy 

Email: kleversonlevy@gmail.com