Pode mudar o governo e iniciar uma nova gestão que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) permanece com os mesmos índices de insatisfações pelo usuário. A sede do Detran-AL mudou com o objetivo de melhorar o atendimento, contudo, os problemas são antigos e continuam precários.
Vale salientar que o “novo Detran” - localizado na avenida Menino Marcelo, próximo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) - ganhou um espaço excelente e uma estrutura física “ano-luz” à frente do prédio antigo lá do Pontal da Barra.
Portanto, o que esbarra na insatisfação é mesmo o atendimento ao público que não deixou os ‘vícios’ e as antigas – sempre as mesmas – reclamações. Quem precisou protocolar algum documento na manhã desta sexta-feira, por exemplo, teve que esperar um bom tempo para ser atendido.
O sistema conhecido como “Integra (http://integra.gestaopublica.al.gov.br/)” ficou fora do ar por um bom tempo. Com isso, os usuários tiveram que ir embora ou aguardar o retorno do sistema para conseguir protocolar tais documentos.
Na entrada da sede, conhecido como pré-atendimento, é possível notar que as pessoas ficam amontoados para conseguir uma senha de qualquer setor. Os funcionários até que tentam fazer a fila andar, porém, a quantidade que está trabalhando é insuficiente para atender a demanda que chega aos poucos.
Sabemos, entretanto, que o novo diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, assumiu o posto há poucos dias. Gouveia, apesar do curto tempo de nomeação, tem que conhecer e reconhecer os problemas que circulam dentro do órgão que comanda.
Não adianta fazer do Detran-AL apenas um ótimo arrecadador de multas para o Estado de Alagoas. Tem que valorizar – isso é importante - os funcionários dando condições de trabalho viáveis para o atendimento ao público.
Isso vale também para as Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) no interior do Estado onde a precariedade também é o nome que recebe pelos atendimentos nas regionais do Detran.
No entanto, numa entrevista à imprensa, o diretor-presidente do Detran disse que sua gestão “será pautada na valorização dos funcionários”. Que seja!
Já sobre a agilidade no atendimento ao público: “Vamos tentar construir, no sentido de trazer para o alagoano uma benesse, um melhoramento naquilo que já existe. Precisamos criar mecanismos facilitadores que desburocratize o sistema, promovendo celeridade no atendimento”, ressaltou Gouveia.
Veremos!
Funcionários "atônitos"
Desde a segunda quinzena de janeiro que o “novo Detran-AL” funciona na avenida Menino Marcelo, na Cidade universitária, próximo da PRF. Mesmo assim alguns funcionários ainda não conseguem repassar a localização de setores ligados ao Órgão.
Antes ir na sede do Detran-AL, este jornalista precisou saber onde se instalava o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) - através dos telefones funcionais do Detran 3315-2206 e 3315-2277 – e obteve a seguinte resposta: “Não sabemos onde fica a Cetran”, disse a funcionária.
Ao tentar ir em busca de explicações mais precisas no “Call Center” do órgão (4002 – 2194) recebo a frase: “Senhor, procure ligar para o 3315-2206 que aqui não sabemos informar onde fica. Quem deve dizer é o Detran no número que passei”, respondeu uma atendente.
Todavia, não escrevo este texto apenas por mim que, com toda dificuldade encontrada, ainda consegui resolver minha situação junto ao Detran-AL. Falo ainda mais pelas pessoas que saem da sede do Órgão – em muitas ocasiões - sem resolver pendências e questões por conta do atendimento burocrático e precário.
Por essas e outras razões, enfrentadas diariamente pelos usuários, desejo firmemente que o diretor-presidente consiga – realmente – desburocratizar e dar celeridade ao atendimento em todos os setores do Detran-AL.
Boa Sorte!
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