Nos bastidores da política alagoana tudo acontece quando interesses são contrariados e alguém sai perdendo na articulação. A eleição para nova diretoria da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) mudou com a virada do ano de 2014 e a chegada de 2015.
Vejamos que o novo presidente e a nova diretoria para o biênio 2015-2016 foram negociadas entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Se há quem dissesse que Celso Luiz (PMDB), de Canapí, seria o escolhido, errou no jogo do xadrez político.
Informações colhidas pelo blog dão conta de que a nova diretoria foi formada - através das negociações - para que cargos na entidade fossem distribuídos entre aliados ‘insatisfeitos’. Na chapa ‘negociada’, segundo fontes do blog, Marcelo Beltrão (PTB- Jequiá da Praia) será o novo presidente juntamente com Cristiano Matheus (PMDB – Marechal Deodoro) como vice presidente.
Celso Luiz, entretanto, dizia que “a AMA tem que ser discutida com os prefeitos ao invés de ficar em gabinetes” e aceitou ficar com uma diretoria. Jorge Dantas (PSDB- Pão de Açúcar), Fernando Pereira (DEM - Junqueiro), Gustavo Feijó (PDT – Boca da Mata) e demais aliados foram acomodados.
A articulação para a formação da nova diretoria também passou pelas mãos do deputado federal Marx Beltrão (PMDB). Marx, que é primo de Marcelo e aliado fiel de Celso Luiz, tratou de jogar com as peças do xadrez para que não houvesse um “racha” de grupos na disputa.
Como o prefeito de Canapí “queria porque queria” ser presidente, ainda que com apoio de vários colegas sertanejos, a atuação de Marx foi importante para manter o primo, o aliado e os demais prefeitos juntos na mesma chapa.
Dizem nas informações passadas ao blog que o único nome que não caberia ser presidente – no novo biênio - seria o de Jorge Dantas.
Por quê?
Mas até o dia da eleição - provavelmente na segunda-feira (26) - tudo pode mudar. Há prefeito que ainda quer fazer parte do ‘bolo negociado’ para o biênio 2015-2016.
Todavia, repito: se houve crise financeira o problema - até então - foi resolvido com a chegada de 2015.
Será?
Email: kleversonlevy@gmail.com
Redes Sociais: kleversonlevy