Bem verdade que ainda é cedo para colocar nomes nas disputas pelas Prefeituras alagoanas. Certo? Sim! Mas as articulações de bastidores acontecem – silenciosamente? – faltando quase dois anos para o pleito.
No último sábado, 13, eis que o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Edival Vieira Gaia, filiado ao PMDB do senador Renan Calheiros, foi lançado como pré-candidato ao Executivo de Palmeira dos Índios em 2016.
Edival Gaia é pai do deputado estadual e líder do governo Téo Vilela (PSDB) na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Val Gaia (PSDB). Na festa em homenagem aos seus 77 anos, em sua residência, Gaia teve uma comemoração rodeada de amigos, correligionários políticos, admiradores e familiares.
O aniversariante contou ainda com presença dos prefeitos de Igaci e Palmeira dos Índios, respectivamente, Oliveiro Torres (PMDB) e James Ribeiro (PSDB), seus dois maiores aliados políticos na região.
Na empolgação dos discursos, entre um orador e outro, James Ribeiro deu logo o recado a todos. “Seu Edival é o candidato a prefeito do nosso grupo para disputar a Prefeitura de Palmeira dos Índios em 2016. O grupo continua forte e seu Edival é o nome preparado para o cargo”.
Fontes do blog disseram ainda que Ribeiro foi aplaudido pelos presentes e manteve os aliados informados da decisão. Como não existem – por enquanto - postulantes para suceder o atual prefeito, o grupo Gaia/Ribeiro vai trabalhando para consolidar o nome do conselheiro aposentado na Princesa do Sertão.
Na década de 90, antes de chegar ao TCE de Alagoas, Edval Vieira Gaia também esteve como parlamentar na Casa de Tavares Bastos por duas legislaturas. Em 2008, após aposentadoria, foi candidato a prefeito de Igaci e acabou sendo derrotado nas urnas.
Em 2012, decidiu apoiar o atual prefeito e aliado, Oliveiro Torres (PMDB), onde mantém grandes laços políticos com a administração igaciense, bem como, na Prefeitura de Palmeira dos Índios.
Se realmente prevalecer o nome de Edival Gaia na disputa pela cadeira do prefeito James Ribeiro, o grupo Gaia/Ribeiro terá que fortalecer as bases aliadas e trabalhar com mais afinco para garantir permanência no Poder Executivo palmeirense.
Leia mais: Prováveis nomes na disputa pela Prefeitura de Palmeira
Enquanto isso, a oposição continua – até então - em silêncio.
Será?
Facebook: Kléverson Levy
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com