Sol, praias e Réveillon. A combinação perfeita para o verão deve atrair mais turistas para Alagoas que na alta temporada passada. As cidades de Maceió, Maragogi e Barra de São Miguel, além da Praia do Francês, devem continuar com a preferência dos visitantes. A previsão é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado (ABIH-AL).

De acordo com Tereza Bandeira, diretora-executiva da entidade, ainda não se tem em números a expectativa de aumento, mas o verão deverá registrar uma ótima ocupação na rede hoteleira entre os meses de dezembro e fevereiro. A alta temporada tem início no dia 20 de dezembro.

“Estamos trabalhando muito para divulgar nossos destinos”, afirmou Tereza. O trabalho de divulgação tem sido feito com a participação da ABIH e das Secretarias estadual e municipal de Turismo (Setur e Semptur) em feiras do setor.

Tereza colocou que tem sido muito importante a divulgação de Alagoas em eventos de turismo. A apresentação das belezas naturais do litoral alagoano vem despertando cada vez mais o interesse de os turistas conhecerem o estado.

“Temos inúmeros atrativos em nosso estado e isso deve ser explorado. Com a nossa ida a feiras e eventos pelo Brasil podemos apresentar o que temos de melhor, o que chama a atenção pela quantidade de belezas naturais que nós temos”, disse a diretora executiva da ABIH-AL.

A secretária de Turismo do estado, Danielle Novis, explicou que o setor iniciou a preparação para a alta temporada há meses para buscar incentivar os agentes de turismo vender o destino de Alagoas para os turistas.

“A nossa expectativa não é somente para o turismo de lazer, mas apostamos no turismo de negócio. Até o final deste ano vamos ter alguns eventos na capital que irá proporcionar um movimento considerado”, afirmou a secretária.

Integração

Para a secretária municipal de promoção do Turismo, Cláudia Pessôa, a integração entre a entidade, empresários e poder público é fundamental para que Maceió e Alagoas atraiam cada vez mais turistas. Ela destaca que a estratégia adotada para divulgar os destinos tem sido bastante positiva.

“Estamos tendo bons resultados com ações articuladas e integradas. Além dos eventos que participamos fora de Alagoas, temos nossas ações próprias, para as quais sempre buscamos parceiros”, disse a secretária à reportagem do CadaMinuto.

Também como fruto dessa integração, entidades e o poder público anunciaram recentemente a programação para o Reveillon em Alagoas. A data já se consolidou no estado e vem reforçando cada vez mais como destino para as festas de final de ano. Mais de 50 atrações para animar a virada do ano estão confirmadas.

Rede hoteleira

Mas, para receber turistas é preciso que a rede hoteleira esteja preparada para a demanda. De acordo com Cláudia Pessôa, os hotéis do estado possuem estrutura para garantir aos visitantes uma boa e inesquecível estadia.

“Temos uma oferta hoteleira muito satisfatória. Nossa rede hoteleira foi classificada como preparada para o turismo. Temos novos hotéis e os pioneiros sempre buscando melhorias e novidades para atender o público”, relatou Cláudia.

Dos turistas brasileiros que vistam Alagoas, a maioria vem do estado de São Paulo (capital e interior). Já do exterior, quem mais vem para o estado são passageiros de países do Mercosul. “Mas, não podemos esquecer também de Portugal”, completou a secretária.

Novos vôos

De olho nos turistas que virão para a capital alagoana, companhias aéreas já anunciaram novos vôos para a alta temporada. A Gol terá mais dois vôos a partir de dezembro: um saindo de Curitiba e outro de Porto Alegre. Atualmente a capital alagoana conta com 21 vôos diários regulares.

Segundo Tereza Bandeira, essa maior oferta de vôos faz que Maceió possa competir com outros destinos bastante procurados do Nordeste. A Praia de Porto de Galinhas (PE) e as cidades de Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE) são os principais “rivais” da capital alagoana na escolha dos turistas.

“Com poucos vôos, o preço aumenta. Mas, com essa nova oferta temos outras possibilidades até de baratear as passagens, o que é muito bom para a gente”, comemorou a diretora-executiva da ABIH-AL.

Para Danielle Novis, os novos voos destinados para Alagoas também têm sido um fator considerado positivo para o turismo local. Segundo ela, Maceió receberá 29 voos semanais, além de um internacional vindo direto de Portugal.

 “Recentemente fechamos uma parceria com a agência Azul Viagens para garantir ainda mais a venda do destino. Ao longo dos anos temos mantido uma crescente no turismo em Alagoas”, comentou ela. Além disso, a rede hoteleira de Alagoas tem registrado uma marca nos últimos anos, tendo uma ocupação superior a da média registrada em todo o país. 

Carnaval

Com a comemoração do Carnaval no mês de fevereiro, a alta temporada ficará mais curta. Uma opção para fortalecer o turismo após esse período é o foco nas ações para a venda do destino para feriados prolongados, como a Semana Santa.

“Vamos ter uma temporada menos extensa, por isso é preciso traçar novas estratégias para atrair os turistas e, assim, garantir uma boa ocupação após o Carnaval”, afirmou Cláudia Pessôa.

Para Tereza Bandeira, o fato de o Carnaval ser festejado em fevereiro, pode ser positivo. “Será logo depois das férias de janeiro e pode ser um prolongamento desse período”, prevê ela.