Após denunciar a corrupção existente na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o atual deputado estadual/eleito deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (SDD), ganhou fôlego e o respeito dos alagoanos que creditaram confiança no seu trabalho por reconhecê-lo como o ‘combatente político.’

Desse reconhecimento veio a surpresa no dia 05 de outubro, já que no pleito deste ano ele foi o mais votado no Estado entre os eleitos para Câmara Federal.

Em entrevista à imprensa, JHC tem dito que o resultado das urnas – e ele sabe bem disso – foi devido ao seu 'modo' legislador (fiscalizador) na Casa de Tavares Bastos.

Tanto que - no plenário da ALE - JHC fez mais uma denúncia ao falar dos indícios de irregularidades na movimentação financeira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) - entre os anos de 2011 e 2014 – através de extratos entregues pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Tudo, no entanto, leva a crer que a briga entre JHC e o TCE vai atravessar fronteiras de Alagoas. Ao falar sobre o caso do Tribunal de Contas, iniciou-se uma ‘rivalidade’ entre o deputado e a Corte de Contas do Estado.

Quem não lembra, o jovem parlamentar também havia dito que o TCE-AL foi - durante o período eleitoral - usado para obrigar prefeitos e vereadores a apoiar parentes e indicados de alguns conselheiros.

 “Para ser conselheiro em Alagoas é preciso primeiro passar por um escândalo para ganhar a cadeira ou a indicação dela como prêmio. O Tribunal de Contas mais parece um puxadinho da Assembleia Legislativa e um cabide de empregos de cabos eleitorais”, denunciou JHC.

O mandato em 2015

Se muitos que temem às denuncias de JHC pensam que vão se livrar dele a partir de 2015, aqui em Alagoas, é bem verdade que sim. Porém, assumindo o mandato de deputado federal – lá de Brasília - o discurso vai se tornar mais ‘pesado’ quando for utilizar os microfones da Câmara Federal.

Como disse – JHC - em entrevista ao Jornal Extra de Alagoas desta semana, “o Brasil não sabe efetivamente dos absurdos que acontecem em Alagoas”. Para isso, segundo ele, vai fiscalizar – como deputado federal – todos os órgãos e instituições em Alagoas (leia-se também Assembleia Legislativa de Alagoas - ALE).

“Eu vou ser um deputado federal com coragem cívica para me manter incansavelmente vigilante. Vou para Brasília para mostrar aos órgãos federais o que estão fazendo com as verbas, com o dinheiro público que é de competência de fiscalização do governo federal. Na Assembleia Legislativa tivermos vários tipos de crimes federais e a gente precisava de um governo federal atuante. Vou buscar auxílio aos órgãos federais como: Polícia Federal e Ministério Público Federal para demonstrar os desmandos na Assembleia”, disse ao Jornal Extra.

Assim, é provável que o caso do TCE-AL seja levado à tribuna da Câmara Federal, bem como, o da ALE. Isso deve acontecer – já que JHC prometeu denunciar os ‘demandos’ em Alagoas - com provas e argumentos que farão parte do seu discurso direto de Brasília.

Até assumir o mandato, os ‘inimigos políticos’ conspiram contra seu desempenho parlamentar lá no Congresso Nacional. Se tem gente com ódio? Tem sim! Mas há quem diga que ele - JHC – vai ter muito trabalho pela frente.

Será?

Sei que Alagoas precisa – urgente - mostrar que temos representantes que não se utilizam de subterfúgios para 'mascarar' os problemas do Estado. Portanto, esperaremos o trabalho de JHC e da nova Bancada Federal de Alagoas, a partir de 2015.

Facebook: Kléverson Levy

Email: kleversonlevy@gmail.com