Sem manifestar apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB)! Assim decidiu a vereadora Heloísa Helena (Psol) sobre seu posicionamento quanto ao segundo turno da eleição presidencial no Brasil.
Após uma semana dos resultados das eleições do dia 05 de outubro, HH escreveu em sua página no facebook sobre a eleição do próximo dia 26. No texto, a vereadora disse que ‘assumiu uma terceira opção compatível com sua consciência’.
“Não votarei em nenhuma das candidaturas, mas deixo claro que conheço eleitores honrados e respeitáveis - e desprezíveis e trapaceiros também - que votam tanto em Dilma como em Aécio! Não é posição de “lavar as mãos”, pois fazê-lo é ceder ao interesse da circunstancial maioria, mas assumir uma terceira opção neste 2º turno absolutamente compatível com a minha consciência!”, escreveu HH.
Sobre o fato da ex-candidata à presidência Marina Silva (PSB) apoiar o senador Aécio Neves, Heloísa Helena falou que sabia sobre a decisão da amiga. Porém, defendeu Marina ao relatar como a ex-candidata se sentia diante da campanha de ódio e calúnias que vivenciou, já que ela – HH – também passou pela mesma situação em Alagoas.
“Muitos me perguntam se eu conhecia a posição de Marina Silva... óbvio que sim, pois somos amigas, conversamos e nos respeitamos profundamente mesmo quando temos posições divergentes! Sei exatamente como Marina se sente diante da campanha de ódio e calúnias que vivenciou, pois também as vivenciei com brutalidade aqui, especialmente como alvo preferencial dos covardes, mentirosos e vendidos. Sei exatamente como Marina compreende e confia nos compromissos programáticos apresentados pelo candidato que ela decidiu apoiar e mesmo eu tendo uma posição divergente, a respeito profundamente como a grande mulher e lutadora social que sempre foi e sempre será!”, expôs a vereadora.
Senado Federal
Já sobre o resultado da eleição para o Senado Federal, no qual ficou como segunda colocada com 394.309 votos, HH agradeceu aos eleitores que apoiaram sua candidatura sem cobrar nada em troca.
“Agradeço muito aos que foram coragem, honestidade e solidariedade nesta batalha contra o poderoso império de mentiras, perseguição e maldades! Obrigada à minha maravilhosa e generosa família! Obrigada às minhas amigas guerreiras insubstituíveis e aos meus amigos valentes nesta batalha tão difícil e tão honrada! Obrigada aos militantes valorosos, lutadores sociais, lideranças corajosas e pessoas simples do povo que nos acolheram com amor e não aceitaram se vender! Muito obrigada, pois mesmo quando derrotados nas urnas, nós somos invencíveis por que nossos adversários nunca conseguirão de nós nem rendição nem covardia!”
Por fim, encerrou as palavras destacando que despreza pessoas pusilânimes - aquelas que são covardes e medrosas - mas reconheceu que muitas delas merecem suas lutas.
“Portanto... Saudações a quem tem Coragem! Desprezo à pusilanimidade! Se muitos em Alagoas não merecem nossas lutas, existem muitos outros pelos quais lutaríamos ainda mais! Muita fé em Deus que é sempre refúgio e fortaleza nas duras tempestades da vida e consciência absolutamente tranquila por que marchamos firmes e de cabeça erguida! Obrigada a todas e todos pela honra de estarmos juntos nesta luta! Muito obrigada!”, finalizou HH no facebook.
Todavia, é esperar qual o posicionamento da ex-senadora para 2016: se vai para reeleição na Câmara de Maceió ou se toma novos/outros rumos na vida política, após o resultado desfavorável no pleito deste ano.
Mas, uma coisa é certa: HH ainda mantém eleitores fiéis que votam por admiração e respeito à trajetória política. Afinal, foram 394.309 votos espontâneos (livres) e sem ter gastar milhões de reais.
Encerro, no entanto, parafraseando: foi a verdadeira campanha do “tostão contra o milhão”.
Facebook: Kléverson Levy
Email: kleversonlevy@gmail.com