Não é à toa que o município de Arapiraca é considerado a ‘menina dos olhos’ para maioria (ou quase todos) dos candidatos nas eleições deste ano. A “terra do fumo” tem lá suas particularidades e o interesse (político) por ser o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população estimada para 2014 é de 229.329. Com isso, o município tem um eleitorado em torno de 130 mil pessoas que vão às urnas em outubro.
Arapiraca, no entanto, tem sido visitada constantemente por postulantes aos cargos eletivos em disputa. As consideradas “Forças Políticas” de Alagoas marcam presenças constantes - na cidade - em busca do eleitorado arapiraquense.
Sabe-se, até então, que comitês foram montados em vários bairros como forma de apoio e atendimento eleitoreiro. Antigamente um slogan dizia que “Arapiraca é Forte por Natureza”, porém, atualmente também é forte politicamente (em todos os sentidos).
Da Terra
O que os munícipes não podem esquecer é que nomes da terra como Rogério Teófilo (PSDB) – que já teve assento garantido em Brasília – lutam para tentar recuperar a vaga de deputado federal. Ainda surgem Chico da Capial (PMDB); o vereador licenciado, Dorge do Queijo (PRTB); e o médico Júlio Houly (PP) para Câmara Federal.
Na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Arapiraca tem como opção o vereador Tarcizo Freire (PSD); Ricardo Nezinho (PMDB) e Severino Pessoa (PPS) pela reeleição; além de Cícero Valentim (PPS), Rodrigo Cunha (PSDB), Alves Correia (PTB), Everton Tenório (PT), professor José Gomes (PMDB) e Cida do Bolo (PSOL).
Portanto, o eleitorado arapiraquense tem nomes – da terra - para votar e garantir cadeiras na ALE e em Brasília. A representatividade de Arapiraca pode voltar a ser - e já foi bem representada ( a exemplo de Ceci Cunha) - com os conhecem e sabem dos problemas do município.
O restante, analisam alguns moradores, surgem apenas como ‘aventureiros’ querendo votos.
Recado Oficial
Como publiquei aqui neste espaço, a prefeita Célia Rocha (PTB) já deu o recado para correligionários e aliados: eleger o deputado federal Renan Filho (PMDB) governador do do Estado; senador Fernando Collor (PTB) na reeleição para o Senado Federal; Ricardo Nezinho (PMDB) na reeleição para Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE); Paulão (PT) e Ronaldo Lessa (PDT) à Câmara Federal.
Se o recado da prefeita vai servir ou não, saberemos com o resultado das urnas de outubro que revelará a força política da chefe do Executivo. Enquanto isso, Célia Rocha vai trabalhando - diariamente - para obter os votos em prol de seus candidatos.
Será?