Quando dizem que “em política até boi voa” é pura verdade. No final de semana, em sua passagem por Atalaia, o candidato ao governo de Alagoas, Renan Filho (PMDB), conseguiu ‘unir’ – até quando? - dois ex-prefeitos e opositores (será que agora é ex-oposição?) em Atalaia.
Chico Vigário (PTB) e Zé do Pedrinho (PSD) nunca estiveram juntos e no mesmo palanque em eleições já ocorridas no município. Os dois ex-prefeitos, aliás, foram exaltados – por Renan (o filho) – como as duas maiores lideranças políticas da cidade.
“Algumas coisas na vida de um representante do povo são inesquecíveis. Uma delas acontece hoje aqui em Atalaia comigo. Uma união das maiores lideranças dessa terra que vai fazer, quando formos pelas ruas de Atalaia, apresentar para as pessoas qual é o nosso pensamento junto com essa comitiva, com Zé do Pedrinho, com Chico Vigário e com os vereadores aqui presentes e, sobretudo, com o povo de Atalaia. Para demostrar que o Vale do Paraíba vai trabalhar unido e junto para mudar Alagoas e a realidade desta cidade.”, disse Renan.
História Política de Atalaia
Para rememorar um pouco da história política de Atalaia, vejamos: Zé do Pedrinho e Chico Vigário se enfrentam – politicamente - há 14 anos pelo Executivo atalaiense. Tudo começou na eleição de 2000. Naquele ano, início do embate pela Prefeitura, foi eleito prefeito Zé do Pedrinho (Antes PDT) com 7.105 votos contra 5.498 de Vigário (antes PMDB).
Em 2004, reeleição de Zé do Pedrinho (PDT), Chico Vigário (já no PTB) venceu com 9.726 contra 8.933. Já 2008, na reeleição de Chico Vigário (PTB), Zé do Pedrinho (PDT) perdeu – de novo - e ficou com 9.422. Chico obteve uma votação maior que em 2004: 10.300.
Na eleição de 2012, como não poderia exercer um terceiro mandato, Vigário colocou na disputa seu ex-secretário de Educação e aliado (até certo tempo), Manoel da Silva Oliveira, o professor Mano (PTB). Mano (11.010 votos), entretanto, venceu Zé do Pedrinho (10.526 votos) – já no PSD – por uma diferença mínima se comparada aos pleitos anteriores: 484 votos.
Portanto, são quatro eleições (2000-2012) que Vigário e Pedrinho se enfrentam nas urnas pelo Poder Executivo de Atalaia. Aliás, Zé do Pedrinho só conseguiu ser prefeito por um mandato. Chico Vigário é “tricampeão” nas eleições no município.
O outro lado da moeda
Quanto ao professor e prefeito Mano (PTB), eleito com a garantia e o aval de Chico Vigário, o gestor preferiu apoiar à candidatura ao governo do senador Benedito de Lira (PP). No município, todavia, dizem que esta eleição entrará para história política de Atalaia.
O motivo?
Mano, prefeito ‘criado’ por Vigário, de um lado. (Biu de Lira)
Vigário e Zé do Pedrinho, opositores históricos, do outro lado e dividindo o mesmo palanque. (Renan Filho).
Agora, eis que surge uma questão: Em 2016, na disputa – de novo – pela Prefeitura de Atalaia, quem vencerá: Mano, Zé do Pedrinho ou Chico Vigário?
Quem será?
Afinal, o clima de amizade entre professor Mano e Chico Vigário não é mais o mesmo de antigamente.
Será?
Sabe-se, portanto, que amizade é amizade! Já a política....
Facebook: Kléverson Levy
Email: kleversonlevy@gmail.com