Determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), a eleição suplementar da cidade Major Isidoro acontece no dia 31 de agosto (domingo), apenas para os cargos de prefeito e vice-prefeito.
Brigam pelo Executivo local a ex-prefeita Santana Mariano (PTB) e o filho ex-prefeito Dr. Ítalo Amaral, o Ítalo Amaral Júnior, conhecido no município como Tilo Amaral (PMN).
Segundo a resolução (Nº 15.514/2014) que está publicada no site do TRE, as convenções destinadas a deliberar sobre a escolha de candidatos e a formação de coligações deverão acontecer entre os dias 30 (amanhã) e 31 (quinta).
O que vem a ser essa nova disputa em Major?
Santana Mariano – que também é empresária- colocará em análise a administração que durou cerca de 17 meses enquanto esteve à frente da Prefeitura. Aliados de Mariano acreditam na sua recondução ao cargo que foi lhe conferido pelos isidorenses na eleição de 2012.
Por outro lado, Tilo Amaral carrega ainda o ‘peso’ de ter o apoio do pai que também foi prefeito do município. Dr. Ítalo Amaral, como é conhecido na cidade, foi derrotado na eleição de 2012 quando disputa sua reeleição. Amaral obteve 5.154 votos (47,10% dos votos válidos) contra 5.789 votos (52,90% dos votos válidos) de Santana Mariano. Ou seja, uma diferença de 635 eleitores.
Portanto, no prazo final para as convenções (na quinta-feira-31) os candidatos poderão ir em busca dos eleitores para vencer o pleito de 31 de agosto. Na cidade, por exemplo, já há o clima de disputa entre os dois principais grupos políticos que ‘brigam’ pelo Poder desde a eleição de 2008.
Com mais uma disputa para ser decidida nas urnas, a certeza é de que o mês de agosto reacenderá ‘brigas’ de eleições já passadas. Porém, assim foram os resultados:
2008 - Ítalo Amaral
2012 – Santana Mariano
E 2014 - ???
Depois do 31 de agosto veremos o resultado.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com