A secretária Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Cláudia Pessôa, recebeu, na última sexta-feira (11), o chef alagoano Guga Rocha, apresentador do programa Homens Gourmet (no Canal Fox).  O chef está em Maceió para apresentação do livro de receitas de culinária quilombola, que também inclui projetos sociais com foco de valorização da culinária alagoana.

Para o chef Guga Rocha, a gastronomia alagoana tem sua autenticidade no Quilombo dos Palmares com receitas com mandioca, pescados e outros ingredientes locais, mas que nunca foram registrados.  “A miscigenação da cultura brasileira se originou no quilombo, democraticamente, e em liberdade, porque nada se cria aprisionado.  Um quilombo não é um pedaço da África no Brasil, é um pedaço de liberdade no Brasil”, disse Guga, que estuda o tema há cinco anos.

O chef alagoano também adiantou que no seu trabalho de pesquisa já catalogou mais de 300 receitas quilombolas. Ele também citou o exemplo das boleiras de Riacho Doce, que produzem tapiocas, beijus, grudes, entre outros quitutes que remetem à culinária dos Quilombos.

A secretária Cláudia Pessôa disse que o projeto Quilombola é de suma importância para o turismo cultural não somente em Maceió, mas também em Alagoas. “Documentar em livro a nossa história de sabores dos quilombolas é cultivar o sentimento de pertencimento, de valorizar o que é nosso e, com certeza, será produto turístico que agrega valor cultural, histórico e gastronômico”, ressaltou.

Ainda segundo Guga Rocha, o livro traz as técnicas e receitas de quilombos, que vão desde como fazer massa puba até pratos, sobremesas e bebidas. “É uma comida rústica, de sobrevivência, de um povo guerreiro que precisava de calorias para lutar. Isso é memória”, destacou.