De olho no mercado de turismo viagens de incentivo, que são prêmios dados por uma empresa a funcionários, distribuidores ou clientes que se destacam como os melhores dentre seus pares, o Maceió Convention Visitour & Bureau (MCVB) promoveu, esta semana, o Workshop MICE.  A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) marcou presença no evento, que reuniu no hotel Jatiúca o “trade turístico” para debater e estimular o setor a criar novos produtos voltado a este segmento.

O evento contou com palestras dos especialistas Elza Tsumori, Edmundo Monteiro e Jorge Medauar, do MICE Brasil Consulting. Eles orientaram os grupos para a formação de ideias de produtos, como aplicá-los no mercado, analisando o custo/benefício, os recursos para viabilização, além da divulgação para atrair o público.

“Este mercado é novo e promissor. Já trabalhamos em congressos e eventos, agora nosso desafio é conquistar o turismo de incentivos e suas viagens pagas pelas empresas, que estimulam e motivam os ganhadores através de momentos únicos, surpreendentes, em viagens personalizadas e passeios exclusivos que encantam”, disse a superintendente do MCVB, Tariana Carvalho. Ainda segundo explicou, o passo seguinte é marcar uma reunião com as secretarias e agências receptivas para formatar novos produtos e trazer empresas para conhecer as propostas.

A secretária adjunta de Promoção do Turismo, Cláudia Paiva, considerou o evento importante para o turismo, principalmente por criar novas oportunidades para os empresários e o todo o público. Paiva citou o exemplo dos moradores do Pontal da Barra, que têm como renda o bordado do filé (atualmente presente na moda brasileira) e buscam receber mais um reconhecimento: o selo de Indicação Geográfica (IG) do Bordado Filé. Tal certificação indica a procedência do trabalho e se refere ao nome do local que se tornou conhecido por produzir, extrair ou fabricar determinado produto ou prestar determinado serviço.

“Não apenas comprar o bordado, mas vivenciar com as artesãs a experiência de fazer arte, porque é uma atividade artesanal que cativa. Sem falar do cenário da lagoa Mundaú, que também pode oferecer um passeio diferenciado focalizado na pesca e gastronomia, na região lagunar”, ressaltou a secretária.

Os participantes do evento também realizaram uma visita técnica na cidade histórica de Marechal Deodoro, onde avaliaram e identificaram potenciais produtos que possam ser desenvolvidos na angida capital de Alagoas. O Workshop MICE foi uma realização do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), em parceria com o Sebrae-Al.