Parece que o clima político entre vereadores da base aliada  e o prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), não vai tão bem. A administração municipal entrou em crise de coalizão com dois parlamentares que – até então - apoiam o governo atual.

Os vereadores Marcelo Pereira (PT) e Derivan Thomaz (PMDB) usaram a tribuna da Câmara de Vereadores de Penedo para criticar – de forma bem sutil (mas que repercutiu) – a falta de “consideração” que estão tendo por parte do gestor e de seu secretariado.

Eles reclamaram (com veemência) que, ao procurarem resolver algo de interesse do Executivo municipal, encontram dificuldades para falar com o prefeito e sua equipe administrativa. Revelaram que os secretários e prefeito deixam de atender os pedidos e requerimentos que os parlamentares fazem semanalmente.  Ou seja, mesmo sendo da base aliada, eles – os vereadores - não têm voz e vez.

No plenário legislativo, bastante irritados, os dois edis falaram na mesma linha de pensamento. Eles disseram que quem resolve as coisas em Penedo é o radialista João Lucas e o seu Programa Realidade. Pereira e Thomaz explicaram que a gestão de Március Beltrão atende apenas o que João Lucas, da Rádio Farol FM, cobra em seu programa.

“Basta João Lucas dá um grito de cobrança que os secretários do município e o prefeito resolvem o problema na mesma hora. Nem esperam chegar ao outro dia. É só serem criticados pelo radialista que resolvem os problemas de Penedo”.

Só lembrando: O radialista é âncora de um programa matinal e crítico ferrenho da administração Beltrão. Todos os dias há uma ‘enxurrada’ de cobranças do que deixa de ser feito no município pela atual gestão.

Insatisfação

Porém, Marcelo Pereira e Derivan Thomaz também demonstraram insatisfação com o descaso administrativo em diversos setores, como por exemplo, ruas esburacadas – onde os requerimentos solicitados ao Executivo não são atendidos.  O petista e peemedebista não deixaram de citar ainda o caos nas áreas da Educação e Saúde.

As críticas se estendem – além do prefeito - aos secretários municipais. Entretanto, o secretário de Gestão Pública e Finanças, Luciano Lucena, é um dos mais ‘indesejados’ na gestão Beltrão. Com a chave do cofre nas mãos, Lucena é o “cara”: que atende quando quer, pagar quando quiser e recebe quem ele puder. No mais, virou o ‘todo-poderoso’ com vistas grossas para o cargo que exerce.

Todavia, segundo os especialistas da política penedense, Március Beltrão comete os mesmos erros quando foi prefeito pela primeira vez (2004-2008).  Com isso, ele – Beltrão - deixa espaço aberto para que a oposição articule com tranquilidade uma disputa (em 2016) que poderá repetir o que ocorreu na eleição de 2008.

Será?

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com