O Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e do Turismo (Setur), firmou uma parceria com o Sebrae Nacional para execução do projeto “Turismo Cultural e o Ecoturismo na Região dos Quilombos de Alagoas”, que tem o objetivo de estimular e fortalecer o turismo em comunidades quilombolas. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (09), no auditório do Sebrae.

 

A ação, entre outros pontos, tem o objetivo de promover o desenvolvimento empresarial da região, estruturando os produtos turísticos, focando nas expressões culturais e no ecoturismo. Outro ponto é levantar a potencialidade turística da região, pouco explorada atualmente. Na primeira fase do projeto, os seguintes municípios serão contemplados: União dos Palmares, Capela, Murici, São José da Laje, Mar Vermelho, Cajueiro e Viçosa.

 

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato, a ação deve estimular o crescimento hoteleiro, do setor de alimentos e logístico da região. “Com o desenvolvimento do projeto, empregos serão gerados diretamente e indiretamente, além de haver a qualificação da mão-de-obra. A soma desses fatores vai desenvolver todos os agentes que atuam diretamente na região, como também os moradores dessas comunidades”, comenta.

 

Ainda de acordo com o superintendente Michael Chinelato, o projeto também visa resgatar as tradições quilombolas. “Algumas raízes culturais quilombolas foram sendo esquecidas com o passar dos anos. Há a necessidade de resgatar essas tradições e a história da região“, explica.