Velejadores alagoanos buscam o resgate do iatismo no estado através da realização da I Regata Batalha do Riachuelo, que acontecerá no próximo sábado, 07, na raia da praia do Jaraguá.

O esforço de fomentar novamente a vela nasceu de um grupo de abnegados velejadores que viu o esporte ser esquecido ao longo dos anos no estado. Após algumas reuniões desse grupo, a FAVO – Federação Alagoana de Vela Oceânica – foi reativada, tendo como capitão o velejador José Tadeu Patriota, o qual sagrou-se campeão da Classe Mocra no Ranking 2013 da ABVO – Associação Brasileira de Vela Oceânica, comandando sua tripulação a bordo do catamarã Fandango.

A Regata conta com apoio da FAVM – Federação Alagoana de Vela e Motor, por intermédio de seu presidente, Otávio Leite, e do diretor de vela, Fernando Pedri.

A Capitania dos Portos de Alagoas também incentiva o evento, na pessoa de seu comandante, Capitão de Mar e Guerra Levi Alves da Silva.

Na raia estarão veleiros de vários tamanhos e modelos, tanto monocascos como multicascos (catamarãs).

A disputa terá a largada nas proximidades do porto da Braskem e, após completar o circuito, finalizará defronte ao Memorial da República.

Iremos participar com o Veleiro Ecos/Real Alagoas sob o comando do capitão Mário Engles, tendo como imediato o capitão Eugênio Lisboa, como tático este signatário e como proeiro José Medeiro Nicolau (o Zezéco).

Bons Ventos a todos!