Japaratinga, cidade do Litoral norte de Alagoas, também é o nome da receita de cordeiro com creme de favas servido com farofa de bolacha sete capas de Maragogi e crocante de charque. A iguaria  criada pelo chef André Generoso será um dos pratos do jantar beneficente no Emporium Pax  Jockey Club – Tribuna Social, na cidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (21), às 20h.

O evento que homenageia a gastronomia alagoana também será comandado pelos chefs Jonatas Moreira, Wanderson Medeiros, Jorge Bandeira, Guga Rocha e Ronniely Lima. Para prestigiar os chefs alagoanos o prefeito Rui Palmeira e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira confirmaram presença no jantar solidário, que promove o destino Maceió pelos sabores e cores da culinária no Rio de Janeiro. A secretária do Turismo de Maceió, Claudia Pessôa já esta participando do evento, onde fez uma apresentação do destino Maceió para os agentes de viagens do Rio de Janeiro.

Segundo o chef André Generoso, os produtos tipicamentos alagoanos serão a vedete do jantar, mas o ingrediente principal é a solidariedade. Parte da renda do jantar realizado pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança será doada a Instituto da Criança.

Além do jantar beneficente até o dia  25 de maio, renomados nomes da culinária brasileira, entre eles os alagoanos, vão cozinhar em 18 restaurantes nos circuitos da zona sul, centro, e das cidades de Petropolis, Rio das Ostras, Paraty e Búzios.

A secretária da Semptur, Claudia Pessôa, destacou que nos restaurantes participantes do evento, os clientes que saboreiam o menu do Rio Bom de Mesa, ganham um prato de cerâmica com pintura no estilo naif, com ilustrações do Corcovado e imagens alegres e coloridas de ingredientes típicos e itens da cultura de Alagoas.

“Cada cliente que escolhe o menu do Rio Bom de Mesa, também recebe uma sacola com o marcador de filé, o prato de cerâmica e material promocional de Maceió e dos destinos turísticos de Alagoas. Nossa gastronomia é uma referência nacional”, disse Claudia Pessôa.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/AL (ABIH), Maurinho Vasconcelos, que também está prestigiando os chefs do Estado, o Festival será importante para divulgar ainda mais o destino turístico Alagoas. “ Rio de janeiro recebe turistas do mundo inteiro, que, através do evento Rio Bom de Mesa vão poder conhecer nossa rica gastronomia por meio desse festival. O trade turístico alagoano vai promover o destino Alagoas no mercado carioca. Com certeza será um sucesso”, afirmou.

O chef Jorge Bandeira, convidado do restaurante Esch Café, no centro do Rio de Janeiro, preparou o menu principal com o mix de frutos do mar (polvo, camarão, lagosta e lula) em azeite de urucum sobre o mingau pitinga (massa de mandioca com leite de coco).  Como sobremesa, elel serviu a releitura do doce cartola: banana frita com queijo coalho, mel de engenho e castanha de caju picada.

“Nosso menu alagoano esta tendo ótima aceitação dos clientes do restaurante”, disse o chef, que entregou,  com a secretaria da Semptur, Cláudia Pessôa, o kit promocional dos destinos turisticos de Alagoas ao proprietário da casa, Edgar Esch.