O Conselho Municipal de Turismo de Maceió (Comtur) foi empossado na manhã desta terça-feira (13), durante assembleia realizada no hotel Jatiúca. O Conselho, que tem caráter deliberativo, é presidido pela secretária de Promoção do Turismo da capital, Cláudia Pessoa. Ao todo, o Comtur reúne 24 representantes de órgãos e entidades ligadas direta e indiretamente ao setor turístico, como ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Sebrae, SMTT e Sindicato de Guias de Turismo, dentre outros.

 

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é representada pelo gerente de Políticas e Fortalecimento do órgão, Francis Hurst (titular), e pelo chefe de gabinete da Secretaria, Renato Lobo, na condição de suplente. O principal objetivo do Contur é discutir as questões ligadas ao turismo de Maceió, e como tem caráter deliberativo, definir ações e estratégias para o atendimento das demandas.

 

“No caso de questões ligadas ao Estado, as deliberações do Conselho são encaminhadas ao Fórum Regional, que é uma instância superior, para que sejam tomadas as providências”, explica Renato Lobo. “A efetivação do Comtur precisa ser bastante comemorada, porque é uma das exigências do Programa de Regionalização do Turismo, adotado pelo Ministério do Turismo”, observou.