As bandas alagoanas Sociedade Musical Penedense e a Associação dos Músicos Independentes de Traipu (Amit) foram contempladas na tarde de quinta-feira (24) no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), com instrumentos de sopro, por meio do Prêmio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) de Apoio a Bandas de Música 2013.

Na solenidade, os grupos musicais receberam um total de quinze instrumentos, entre trompetes, flauta, clarineta, saxofones, bombardinos e trompas. A coordenadora de bandas da Funarte, Rosana Lemos, destacou a importância da iniciativa: “Um prêmio como este propicia a melhoria da qualidade técnica das bandas de músicas e, além disso, com esses instrumentos as bandas vão poder integrar mais crianças, jovens e adolescentes, contribuindo assim para tirar jovens das áreas de risco”. 

O representante da Funarte no Nordeste, Reinaldo Freire, conta que está ocupando o cargo há três anos e ficou muito satisfeito com o resultado do prêmio. “Só aqui no Nordeste foram mais de 60 contempladas. Estou muito feliz com o resultado e emocionado em ver Alagoas entre os estados premiados”, afirmou.

Em todo o Brasil foram contempladas 187 bandas no Prêmio Funarte 2013, nas categorias banda de música, banda municipal, banda sinfônica, banda de concerto, banda filarmônica e sociedade musical, com a distribuição gratuita de 751 instrumentos de sopro entre as bandas. O objetivo do prêmio é reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais.