Alagoas tem a maior experiência individual entre os estados brasileiros em transplante cardíaco heterotópico (técnica que acrescenta outro coração no paciente). O reconhecimento se deu no 41º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), realizado no período de 3 a 5 deste mês na cidade pernambucana de Porto de Galinhas.
Na ocasião, o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto fez palestra e apresentou os casos realizados no Instituto de Doenças do Coração (IDC) da Santa Casa de Maceió, relatando as experiências feitas nessa modalidade de transplante cardíaco.
Ainda no evento, destacou-se a participação dos médicos residentes em cirurgia cardíaca do IDC, consolidando a instituição como o segundo maior centro de formação nessa área no Nordeste. Atualmente, o IDC prepara cinco médicos residentes em cirurgia cardíaca.
Destaque nacional
Desde a edição anterior do congresso da SBCCV, a Associação Nacional dos Médicos Residentes em Cirurgia Cardíaca era presidida por Francisco Soisney, do IDC. Nesta edição do evento, em nova eleição outro residente do instituto, José Kleberth Tenório Filho, foi eleito vice-presidente da entidade.
A alagoana Rafaela Hora, também integrante do IDC, foi eleita representante da associação para a Região Nordeste.
- Com a eleição do Klebert Tenório – disse José Wanderley Neto –, e ainda as atuações destacadas de todos, continuamos nossa participação nas atividades e movimentos nacionais dos residentes em cirurgia cardíaca, o que enaltece tanto o IDC quanto a cardiologia alagoana.
Também a Liga Acadêmica Cardiovascular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve participação destacada no congresso, com a apresentação, pela residente Bruna Castro, também do IDC, do estudo sobre a retirada da veia safena para cirurgia de ponte de safena, com uso da técnico “No Touch”.
A técnica, criada pelo cirurgião cardíaco Domingos Souza, radicado na Suécia e atualmente desenvolvendo trabalhos no IDC, permite que a veia tenha maior longevidade e, com isso, que o paciente possa viver mais tempo sem necessidade de uma nova cirurgia.
A Liga lançou, ainda no evento, o Manual Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, apresentado por Davi Freitas, ex-acadêmico da Liga.
Outra participação de destaque, que inclusive levou o primeiro lugar no III Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, na categoria melhor pôster, foi dos acadêmicos Arnaldo Mendes Melo Filho, Lívia Lessa de Brito Barbosa, Leonardo Moreira Lopes, Bruna Castro, Adriana Melo Barbosa Costa, Amanda Ferino Teixeira, Marcelly Vilela Magdalani, Camile Ataíde Rocha, Francisco Soiosney e do cirurgião José Wanderley Neto.
O trabalho versou sobre “Mortalidade por Doenças Cardiovasculares na Cidade de Maceió”
Reunião clínica
A reunião clínica, que é realizada todas as segundas-feiras no IDC, serviu para avaliação e debate sobre a participação da delegação alagoana nos congressos da SBCCV e dos residentes.
O saldo, para José Wanderley, mais uma vez foi positivo. “Como sempre, os integrantes do Instituto de Doenças do Coração tiveram atuação destacada num evento nacional, o que serviu para ratificar a consolidação da cardiologia alagoana no cenário nacional”.
acesse:twitter:Bsoutomaior
Email:bernardinosm01@hotmail.com
Bernardino.soutomaiorneto@Facebook