A nova prefeita de Palestina, Lane Cabudo (PT), eleita neste domingo (06) comprou uma ‘briga’ grande ao disputar à Prefeitura contra o grupo político do ex-prefeito da cidade, Júnior Alcântara (PP). Na eleição suplementar deste domingo, a petista derrotou o candidato de Alcântara e que também é seu ex-marido, o vereador Dino César (PMDB).

Com 1.598 votos, Lane Cabudo, da coligação “A Esperança se Renova”, venceu com uma diferença de 74 votos contra seu adversário que obteve 1.524 votos. Na eleição de 2012, a candidata havia perdido para José Alberto Barbosa dos Santos, o Beto (PTdoB), que foi eleito com 53, 51% dos votos (1.647 eleitores). Já Lane obteve 46,36% dos votos (1.427 eleitores).

Porém, o TRE-AL manteve decisão que negou o registro de candidatura de José Alberto Barbosa dos Santos. Ele foi denunciado pelo Ministério Público (MP) por não ter feito o registro de candidatura de seu vice, Gedílson Costa da Silva, o Gel, em tempo hábil. Além disso, Gedílson foi preso em flagrante por crime eleitoral dois dias antes das eleições.

Entre idas e vindas, com o resultado da eleição suplementar, a nova gestora de Palestina derrota o grupo político (de Júnior Alcântara) que comandava o município há anos. Com o resultado nas mãos, ela disse que fará uma auditoria em todas as contas da Prefeitura. “Depois de uma auditoria a gente vai correr atrás dos Órgãos Públicos para apurar as coisas erradas que estão aí e começar um governo de mãos limpas”, declarou Lane. 

Apoio

De um lado, Lane Cabudo contou com o apoio dos ex-prefeitos de Coruripe e Lagoa da Canoa, respectivamente, Marx Beltrão (PMDB) e Jairzinho Lira (PRTB), e do senador Fernando Collor (PTB). Do outro, o vereador Dino César – além de Júnior Alcântara – estava sendo apoiado pelo deputado federal Renan Filho (PMDB) e o deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB). 

A data para posse da nova prefeita está prevista para o dia 21 de maio. Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Geraldo Joaquim de Carvalho (PTdoB), permanece à frente do Executivo palestinense.

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com