De acordo com informações que chegaram ao Blog, há sim articulações “de peso” para que o deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB) seja candidato ao Senado Federal. No entanto, a conversa é ‘longa’ até chegar ao acordo que mantenha Pereira como o escolhido pelo Palácio República dos Palmares para concorrer à vaga que hoje é do atual senador Fernando Collor (PTB).
Na ida de Joãozinho para disputar o Senado, o prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira (DEM), está escalado para assumir o posto do irmão e manter a vaga da família Pereira na Casa de Tavares Bastos. Porém, tudo ainda acontece via bastidores.
O senador Benedito de Lira (PP) é candidatíssimo ao Governo de Alagoas e vai articulando - ‘devagarzinho’ - para conseguir emplacar Joãozinho como seu candidato ao Senado. Biu de Lira – não esquecendo - também é tio de Joãozinho, Fernando e Pauline (Prefeita de Campo Alegre) – os Pereiras. Mas, repito: ainda há articulações (via bastidores) até chegar ao acordo final.
Joãozinho Pereira, que é Tucano, também é aliado de primeira do governador Teotonio Viela Filho (PSDB). Como Vilela não se pronunciou – ainda - sobre seu candidato ao Senado, há a seguinte possibilidade: Joãozinho Pereira é do PSDB, é aliado do governo Téo, é sobrinho de Biu de Lira, é deputado estadual atuante e foi o mais votado (acima de 64 mil votos) na eleição de 2010.
Força Política
Entretanto, não é de subestimar o poderio político da família Pereira. Com três Prefeituras nas mãos (Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela), um deputado estadual (Joãozinho), um deputado federal (Arthur Lira) e um senador (Biu) o poder de decisão influencia bastante.
Na eleição de 2012, a família Pereira mostrou bons resultados (nas urnas) ao disputarem cargos eletivos. Os números da aprovação dos eleitores nas cidades comandadas pelos Pereiras comprovam os resultados onde obtiveram em Campo Alegre (Pauline Pereira - 67%), Junqueiro (Fernando Pereira - 72%) e Teotônio Viela (Peu Pereira - 66%).
A expectativa agora é esperar o prazo final da desincompatibilização (dia 05 de abril) dos cargos para saber o ‘desenrolar’ dos bastidores políticos da eleição de outubro. Por enquanto, as informações que chegam a este blog é de que a troca de cargos (Senado e ALE na disputa de 2014) é importante para continuar o trabalho da família Pereira em Alagoas.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com