Moradores, comerciantes, autoridades locais e a sociedade em geral participaram - na sede do Governo Municipal de Jequiá da Praia - da reunião que discutiu melhorias oferecidas pela Eletrobras-Alagoas para o fornecimento de energia no município. Há cerca de três semanas os moradores reclamavam das constantes falta de energia. Os comerciantes, por exemplo, eram os mais prejudicados por conta dos prejuízos causados pelas quedas de energias diariamente.
Na semana passada, na sede da empresa, em Maceió, o prefeito Marcelo Beltrão esteve com os técnicos da Eletrobras em busca de soluções para o problema que estava atormentando todos os cidadãos jequiaenses. Na reunião de ontem, 11, na sede do Poder Executivo, em Jequiá da Praia, representantes da Eletrobras apresentaram o plano de ação que está sendo executado para reforçar a qualidade da energia elétrica na região.
Segundo informações do gerente do departamento da Regional Leste, Augusto Melo e o líder do Processo de Operação, João de Sousa Leão, o plano traçado para melhorar o fornecimento de energia no município começou a ser implantado desde a semana passada. De acordo com os técnicos, que ouviram atentamente reclamações dos presentes, o trabalho será intensificado também no carnaval.
“Até o dia 25 estaremos trocando os isoladores antes mesmo do carnaval iniciar. Mas já estamos fazendo as mudanças e melhorando o fornecimento de energia em Jequiá. Colocaremos também uma equipe de plantão durante os festejos carnavalescos para garantir segurança aos comerciantes que precisam trabalhar nos dias de festa. Pode haver quedas de energias sim, mas estaremos de prontidão para solucionar os problemas. Como já constatamos, na primeira semana de fevereiro não tivemos interrupções e todos os trabalhos realizados pela Eletrobras têm esse objetivo”, disse Augusto Melo.
Já o prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância e o debate que reuniu a população jequiaense e – principalmente - os comerciantes que estavam sendo os mais afetados com as quedas de energias. Beltrão disse ainda que com as explicações dos representantes da Eletrobras os jequiaenses ficam mais tranquilo já que o compromisso foi firmado pela empresa.
“A população tem que entender que a culpa não é do prefeito ou da Prefeitura. Assim como todos os moradores da cidade, também somos consumidores e pagamos pelos serviços. A Eletrobras cumpriu com sua parte vindo ao município para dar explicações e implantar – de imediato - ações que vão ajudar a melhorar o fornecimento de energia. Vimos que as cobranças foram muitas, mas todos obtiveram as respostas necessárias para solucionar os problemas da falta de energia em Jequiá. A Prefeitura continuará dando todo o apoio no que for preciso para solucionar os problemas na cidade”, enfatizou.
AÇÕES
Em Jequiá, a Eletrobras identificou oito isoladores danificados, possivelmente por ‘petecas’, o que estava causando interrupções no fornecimento. Esses equipamentos já foram substituídos por outros mais modernos e resistentes do tipo polimérico e a distribuidora seguirá trocando outros isoladores de locais considerados de necessidade mais emergencial.
A Eletrobras realizou inspeções em equipamentos da baixa tensão, com termovisão, medida que verifica se existem pontos quentes em que possam gerar curtos-circuitos visando à correção; ainda esta semana, será iniciado o monitoramento na rede de média tensão. No plano de ação constam ainda podas de árvores e lavagem das redes para minimizar os efeitos da maresia na rede elétrica. O plano de ação será concluído antes da semana do carnaval.
Outras solicitações à Eletrobras, a população de Jequiá da Praia pode receber atendimento pelo telefone 0800 082 0196 ou no posto de atendimento, localizado na Rua Santa Cruz, na Web Print Papelaria, das 8h às 12h.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com