Mesmo sem sediar nenhuma das partidas da Copa do Mundo, que acontece entre junho e julho de 2014 no País, Alagoas também está nos preparativos finais para o grande evento da paixão nacional. Desde agosto de 2012, quando teve início a campanha “As praias da Copa”, o Estado se prepara para atrair turistas, missão que ganhou reforço com a inclusão de Maceió na lista das cidades indicadas pelo Ministério do Turismo como principais destinos para turistas que assistirão o Mundial.

Pelas estimativas do Ministério do Turismo, cerca de 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros devem circular no País durante os jogos. Para garantir uma “fatia do bolo”, o trade turístico de Alagoas aposta em um trabalho conjunto, na proximidade com Pernambuco e Bahia (que irão sediar partidas) e com o bom senso das companhias aéreas.

A secretária estadual de Turismo, Daniele Novis, está otimista. Para ela, Alagoas tem grandes possibilidades de atrair turistas vindos para o Brasil para participar do evento mundial, pois está localizada geograficamente dentro duas cidades sedes e conta com a melhor rede hoteleira do Nordeste. 

“Isso nos credencia a receber os turistas que vão para essas cidades apenas assistir aos jogos. Nossa intenção é trazer para o estado não somente a seleção que vai treinar, mas todo um conjunto periférico, como os torcedores, a imprensa, a parte dos serviços dessas seleções para ficarem hospedados na capital ou litoral, que torna mais próximo ainda das sedes”, explicou, lembrando que Maceió será Centro de Treinamento da Seleção de Gana.
Essa conquista, segundo Daniele, se deve também ao trabalho do Comitê Gestor do Projeto Alagoas (Comcopa), desenvolvido pela Setur e pelo Gabinete Civil.

Por outro lado, Alagoas também está sendo vendido como local ideal para o descanso e tranquilidade, já que as principais cidades turísticas do país estarão movimentadas durante os jogos. A secretária aposta que a campanha “As Praias da Copa” conquiste um alto número do público e aqueça a economia local. O material de divulgação, em todos os idiomas, foi lançado há mais de dois anos com boa receptividade no mercado turístico. 

“As pessoas hoje já reconhecem Alagoas como local das praias da copa e isso tem sido muito bom. A campanha foi bem aceita e será intensificada nesse período com o grande diferencial para atrair turistas para a região no período”, enfatizou a secretária. 

Outro ponto trabalhado pelo setor para conquistar o turista pelo bolso é a manutenção dos preços em hotéis, restaurantes, passeios e outras atividades. Com o preço elevado nas outras cidades do país, Daniele espera que exista um “jogo de cintura” entre os empresários alagoanos para manter os preços um pouco abaixo da média nacional durante o período. Para ela, essa será uma estratégia de conquistar o maior número de turistas que buscam descanso no período de junho e julho. 

“Foi feita uma pesquisa através de grandes empresas ligadas ao setor de turismo, perguntando se as pessoas gostariam de passar as férias em um local onde seria a sede de jogo e a maioria respondeu que não gostaria. A preferência de que quem não vai participar é realmente um local tranquilo. Então nós estamos nos preparando para garantir essas férias, com um custo baixo”. 

Ao ser questionada sobre os investimentos para o turismo em Alagoas, a secretária afirmou que as obras de infraestrutura promovidas pelo Governo do Estado estão beneficiando o turismo diretamente, e citou como exemplo a duplicação AL 101 Sul,  e Alça da Flameguinha, que diminui o tempo de viagem do aeroporto até o litoral norte. 

Daniele destacou ainda o investimento feito em saneamento básico, não somente em Maceió, mas também outras cidades do interior e a ampliação do Centro de Convenções, que vai consolidar Alagoas também como um local de turismo de negócios. “A proposta é equilibrar o turismo de lazer com o turismo de negócios, que tem ganhado muito destaque aqui. Existe um conjunto de obras que irão estruturar melhor o Estado para receber novos turistas e mais investimentos”, colocou. 

 
Embora o período tenha tudo para ser bom em relação ao turismo, ainda há incerteza devido a fatores externos ao empenho do trade, destacou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL),Maurinho Vasconcelos. “Vamos depender, por exemplo, de como as companhias aéreas vão se comportar. Se elas aumentarem muito os preços das passagens, isso vai comprometer a mobilidade entre as regiões do País”, explicou.
 
Segundo ele, em novembro passado, quando foi detectado um aumento no valor da passagem de mais de 200% em alguns trechos, a reação do trade local foi imediata: “Junto com a Setur e a Semptur nos reunimos com as companhias aéreas e operadoras de turismo para que elas reduzissem os valores e conseguimos que o mercado reagisse a tempo”, afirmou, se referindo à demanda para os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
 
Vasconcelos disse que as reuniões também já foram iniciadas com o objetivo de garantir preços competitivos durante o período dos jogos: “Alagoas, onde 80% do mercado de turismo são por via aérea, não sediará nenhum jogo, portanto não pode ter a mesma passagem das cidades sedes no Nordeste”, argumentou, lembrando que o brasileiro aprendeu a viajar em outros períodos, fora da alta temporada e não aceita mais preços, nem aumentos exorbitantes.
 
Sobre a probabilidade de reajustes abusivos em produtos e serviços no País durante a Copa do Mundo, assunto que tem preocupado turistas, nativos e, principalmente, os responsáveis pelo turismo, o presidente da ABIH-AL garantiu que não haverá abusos no Estado.
 
“O turista que escolher Maceió para curtir o País da Copa não irá se assustar: os hotéis, bares e restaurantes da ABIH não vão aumentar os preços no período e as tarifas cobradas nos hotéis serão intermediárias, as mesmas praticadas nas férias de julho. Se, juntamente ao trabalho realizada na campanha ‘As praias da Copa’, as companhias aéreas se comprometerem a oferecer preços acessíveis, teremos um bom resultado no período”, finalizou.
 
 
Em resposta a pergunta sobre como a Prefeitura de Maceió irá trabalhar o turismo na época dos jogos, Claudia Pessoa, secretária de Turismo da capital, disse que o foco será o público regional, a exemplo do que acontece no período de carnaval. “Maceió é uma ótima alternativa para aqueles que não queiram estar no burburinho da Copa do Mundo”, afirmou.


Cláudia reforçou que, desde agosto de 2012, o turismo em Alagoas está se preparando para o período, com a campanha “Alagoas, as praias a Copa”, que vem divulgando várias regiões do Estado e da capital, e demonstrou a mesma preocupação do presidente da ABIH-AL em relação as companhias aéreas.


“Continuaremos divulgando e ordenando o destino, mas estamos cautelosos, porque não temos controle em relação às situações alheias as nossas ações, como a oferta de voos, por exemplo”, finalizou a secretária.