O Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió conta com diversas oportunidades para jovens em busca do primeiro emprego. Quem está em busca da primeira colocação no mercado de trabalho, tem entre 18 e 29 anos e ainda não possui inscrição no cadastro de emprego no Sine, pode procurar o posto de atendimento, na Rua Barão de Anadia, 85, Centro. Se já estiver inscrito no cadastro há algum tempo e tiver, por exemplo, mudado o número do telefone de contato, o jovem precisa comparecer ao posto de atendimento para atualizar seus dados.

Segundo a diretora de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Vanessa Beltrão, empresas de diversos ramos de atuação têm procurado o Sine da Prefeitura de Maceió, diariamente, em busca de jovens que procuram o primeiro emprego. “Muitas empresas têm nos procurado e solicitando pessoas com esse perfil para a seleção: jovens que estejam em busca do primeiro emprego”, disse.

Intermediação

O processo que resulta na chegada desses jovens no mercado de trabalho, que conta com o nome de intermediação de mão-de-obra, é o mesmo dos demais trabalhadores que procuram o Sine e funciona assim: precisando de trabalhador para determinada vaga de trabalho em seus quadros, a empresa pode procurar o Sine para preenchê-la, informando quais os requisitos exigidos para a função. A partir daí, a equipe do Sine vai buscar, em seu banco de dados de trabalhadores cadastrados, o profissional que atenda ao que é solicitado pela empresa.

O Sine entra em contato com os trabalhadores que se enquadram no perfil e os encaminha para a empresa, à qual cabe a seleção. O serviço de intermediação de mão-de-obra é gratuito: nem empresa, nem trabalhador precisam pagar qualquer taxa.

Uma das empresas que recorreu a esse serviço foi a Almaviva do Brasil, que, recentemente, começou a operar com a primeira etapa de implantação em Maceió de seu call center. O processo de contratação de todos os 517 trabalhadores da empresa – integrante do grupo multinacional italiano Almaviva, um dos maiores do mundo em contact center e informática – contou com a participação do Sine da Prefeitura de Maceió. O perfil da maioria desses trabalhadores é de jovens entre 18 e 29 anos que buscavam o primeiro emprego.

Como se cadastrar

Para fazer a inscrição no cadastro de emprego do Sine, o trabalhador deve comparecer ao posto de atendimento, com o currículo e a documentação necessária para se cadastrar, caso não o tenha feito ainda. Os documentos necessários para inscrição no cadastro são: documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e certificado de conclusão de curso de Qualificação (caso tenha realizado algum). Os interessados também podem se cadastrar pela internet no Sistema Mais Emprego, através do site maisemprego.mte.gov.br

Só lembrando: o Sine da Prefeitura de Maceió fica na sede da Semtabes, na Rua Barão de Anadia, 85, Centro, próximo à Estação Central do Trem. O posto de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 14h. O trabalhador também pode obter informações pelo telefone 0800-082-6205, no mesmo horário de atendimento do Sine. A ligação é gratuita.