O Centro de Maceió contará com cinco novas câmeras de videomonitoramento, a partir desta segunda-feira (3). A cerimônia de inauguração acontece às 9h no auditório da Associação Aliança Comercial, entidade representativa dos comerciantes do Centro da capital, localizada na Rua 2 de Dezembro. Além de presença confirmada do governador Teotônio Vilela Filho, estarão presentes o secretario de Defesa Social, Eduardo Tavares, o comando da Policia Militar e representantes de entidades do comercio.

Em seguida, dando continuidade às comemorações dos 182 anos da Policia Militar de Alagoas, será realizada no Calçadão do Comércio, uma exposição de armamentos de fogo e de baixa letalidade, munições, materiais utilizados em serviço e viaturas das unidades da PMAL, além da apresentação da Banda de Música da PM, favorecendo a integração entre a sociedade e a Polícia Militar de Alagoas. Também serão oferecidos serviços de saúde, como glicemia e pressão arterial.

As cinco novas câmeras serão instaladas no Calçadão do Comércio, no corredor dos ônibus e em pontos estratégicos ao longo de todo o comércio. Elas têm capacidade de filmar em alta resolução, movimentação em até 360º e ficarão ligadas 24h. O material registrado fica online durante 30 dias e 6 meses gravados, podendo ser solicitado em caso de investigações.

São cerca 135 quilômetros de fibra ótica distribuídas pela região. A entrega da expansão foi uma parceria da SEDS e DETRAN, no qual R$10 milhões foram investidos com recursos do Estado.

Essa nova etapa pretende dar maior cobertura a pontos que ainda não são atendidos pelo videomonitoramento na região. Somadas às quatro câmeras já existentes na Ladeira dos Martírios, Catedral, Praça Deodoro e Rua Melo Morais (do Palácio do Governo), a implantação do equipamento contribuirá para coibir crimes e, assim, oferecer mais segurança aos comerciantes e alagoanos que frequentam o Centro diariamente. A próxima etapa do plano de segurança pretende levar o videomonitoramento aos municípios de Arapiraca, Barra de são Miguel e Palmeira dos índios.

“O videomonitoramento tem sido uma ferramenta importante para ajudar a polícia nos inquéritos e redução da criminalidade, desde a sua implantação. Além disso, funciona como inibidor de crime: quando o assaltante vê a câmera no local, sente-se desestimulado a praticar o crime e quando o comete é flagrado”, explica o coordenador-adjunto de política da Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), Cel. Dorgival Ferreira.

 

Videomonitoramento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), e Defesa Social (Seds), além do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e o Detran/AL, o sistema de videomonitoramento verifica, além de ocorrências de trânsito ou de utilidade pública, casos em que a polícia precisa ser acionada para combater a violência.

Durante todo o dia, um representante da Polícia Militar se junta à equipe de monitores na sala de videomonitoramento e, caso seja identificada alguma possível ocorrência, o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) é imediatamente acionado, e assim pode encaminhar a equipe mais próxima para verificar a situação.