Com objetivo de minimizar os danos causados no período chuvoso, a prefeitura de Maceió lançou na manhã desta sexta-feira (31) a operação Inverno, no bairro do Jacintinho. O trabalho é uma parceria da coordenadoria Municipal de Defesa Civil e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).
A operação consiste em intensificar as vistorias de pontos considerados críticos em áreas de riscos, assim como também ações de limpeza em diferentes bairros da capital. Além desse trabalho, alunos da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, no bairro do Jacintinho, estão recebendo orientações sobre o descarte correto de lixo.
O coordenador geral da Defesa Civil municipal, Dinário Júnior, explicou que estão sendo ofertadas palestras sobre o descarte de lixo, reciclagem e orientação à população que vive em áreas de encostas. “Nós estamos realizando um importante trabalho educativo com a população, como a necessidade de reciclar o lixo doméstico e sobre as conseqüências do descarte irregular de lixos em encostas e canais. Também estamos orientando os estudantes quanto à forma de agir em caso de deslizamentos”, disse.
De acordo com Lemos, a instalação de pluviômetros nas comunidades é um importante trabalho para evitar acidentes. “Estamos fazendo muros de contenção e recuperando escadarias e pequenas galerias de águas pluviais. São pequenas obras assim que evitam os acidentes”, salientou.
Lemos ressaltou ainda que o escoamento adequado de água evita maiores acidentes no período chuvoso, que deve ser mais intenso a partir do mês de abril. “A intenção é deixar a área o mais limpa possível para que haja um escoamento adequado de água no período de inverno, sem riscos de maiores acidentes por deslizamento de barreira ou erosão no riacho, que tem provocado o desmoronamento das laterais do canal”, afirmou.
Para o superintendente da Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Gustavo Novaes, o trabalho tem como objetivo reduzir o risco de incidentes no período de chuvas. “Nós estamos realizando um trabalho de limpeza nas grotas e canais para evitar prejuízos para a população”, disse.