O serviço público brasileiro se transformou em objeto de cobiça e o crescente interesse em ocupar um cargo numa estatal vem ocasionando uma corrida enlouquecida para a aprovação em concursos. Os cursos preparatórios estão sempre lotados de pessoas que almejam a estabilidade do emprego e financeira e que dedicam horas intensas de estudos para chegar ao objetivo final.

São várias as motivações encontradas pelos concurseiros de plantão. Em meio à taxa de desemprego no país, a estabilidade profissional é a principal delas e vem acompanhada com os vantajosos salários e flexibilidade na carga horária de trabalho para quem está determinado em seguir uma carreira pública. Todos esses ingredientes fazem os profissionais decidirem, ano após ano, retornar aos livros para conquistar essa aprovação.

No entanto, não são apenas os mais experientes que estão determinados em obter o êxito. De acordo com dados da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), o crescimento deste mercado chegou à ordem de 40% ao ano. Isso mostra que todos os anos mais novatos investem pesados para entrar na onda dos concurseiros.

O ano de 2014 começou com força para aqueles que abdicam da vida social para estar entre livros, apostilas e provas. Somente no primeiro semestre do ano, quatorze concursos nacionais foram confirmados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, chegando a oferecer 6,6 mil vagas até o mês de junho, o que promete ser um início de ano movimentado para os certames federais.

Para quem quer seguir a carreira pública, as oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Somente até a última semana, mais de cinquenta concursos públicos estão com inscrições abertas – a exemplo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil; em alguns casos, há salários que chegam aos R$ 20 mil

Alagoas está nesta lista de disponibilidade de vagas. O edital do concurso público para preenchimento de vagas da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) no último dia 27 de janeiro. Ao todo estão sendo ofertadas 196 vagas para o ensino fundamental e os níveis médio e superior.

Leia mais na versão impressa do CadaMinuto Press. Já nas bancas!