A coordenação geral dos Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora a realização de 665 exames nos primeiros 15 dias de funcionamento da “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher. A unidade móvel foi inaugurada no último dia 14 e está na Praça Pingo D’água, no Vergel, região do 2º Distrito Sanitário, onde ficará até o próximo dia 14 de fevereiro. No período de 15 a 28 janeiro foram feitos 180 ultrassons transvaginais, 140 ultrassons mamárias e 345 mamografias.
“Estamos muito satisfeitos com o trabalho. O objetivo da carreta móvel é ir até as mulheres maceioenses, encurtando distâncias, e realizar exames ligados como as ultrassons e mamografias, capazes de diagnosticar precocemente doenças que atingem as mulheres em todo país, como câncer de mama e de colo do útero”, ressalta a coordenadora geral dos Distritos Sanitários de Maceió, a assistente social, Flávia Melro.
Para realizar os exames na Carreta da Mulher é necessário antes, fazer um cadastro na unidade de saúde mais próxima da residência da paciente, apresentando o cartão do SUS, CPF, dados pessoais e comprovante de residência. Após isso a mulher deve passar por uma consulta médica nessa mesma unidade. Esse médico é quem vai emitir o encaminhamento ou guia de exame para ser apresentado pela paciente no dia do exame na carreta.
O resultado da ultrassonografia é entregue a paciente na hora; já a mamografia em três dias. Durante três anos, a unidade móvel vai percorrer os bairros de Maceió, levando os serviços às mulheres. A meta é atingir uma média de dois mil exames por mês.
Novidade
Segundo Flávia Melro, a partir do próximo mês a carreta realizará outro tipo de exame que permite o diagnóstico da saúde do colo de útero, a citologia oncótica, também conhecida como papanicolau. O exame permite, através da análise microscópica de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas.
O câncer de colo do útero merece uma atenção especial, pois apesar de levar até 10 anos para se desenvolver, é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre mulheres no mundo. O tumor em fase inicial é assintomático, por isso é fundamental que a mulher tenha a disciplina de marcar anualmente sua consulta com um ginecologista para realizar os exames preventivos.