Quem um dia poderia imaginar que esse programa de transferência de renda poderia virar produto de exportação e de estudo e análise no mundo inteiro? Pois bem, é fato que virou.


O Bolsa Família acaba de ser convidado pelo Banco Mundial para está convidando o governo brasileiro para uma parceria. O programa, implementado no governo do ex-presidente Lula, que tirou milhões de brasileiros da extrema pobreza, deverá ser utilizado por países em desenvolvimento que queiram investir na erradicação de tamanha miséria.


Isso poderá ser feito com o Brasil assessorando outros países a ajudar famílias pobres. Um estudo do governo federal aponta que se o Bolsa Família fosse extinto a pobreza pularia de 3,6% para 4,9%. Ainda de acordo com esse estudo, de cada um real gasto a economia gira 240%. Cada dólar investido pelo Estado gera retorno de 1,78 dólares.


E isso percebemos muito bem como funciona nas pequenas cidades, principalmente, com o crescimento do comércio. Municípios do interior que nunca tiveram loja de material de construção hoje têm duas ou três lojas.