Como parte alusiva às comemorações pelos 182 anos da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), será realizada às 9 horas dessa sexta-feira (31), a passagem de comando geral da corporação, durante solenidade na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, bairro do Trapiche.

O coronel Marcus Aurélio Pinheiro assumiu o comando-geral da PM no lugar do coronel Dimas Barros Cavalcante, após publicação no Diário Oficial do Estado, edição do último dia 16 de janeiro. Pinheiro, que antes assumia a função de chefe da Assessoria Militar do Ministério Público, tem 26 anos de carreira na PMAL e sua formação no curso de oficial ocorreu na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, entre os anos de 1988 e 1990.

Além da Assessoria Militar da PGJ, o coronel Pinheiro já passou pelos cargos de comandante do Batalhão de Trânsito, 11º Batalhão e Regimento de Polícia Montada D. Pedro I, além de subcomandante do 3º e 4º Batalhões, entre outras funções.

Graduado em Direito pela FITS, o oficial possui cursos de Polícia Comunitária (Senasp), Investigação e Perícia Criminal (PMERJ), Técnica de Ensino (PMESP), Formação de Líderes e Fiscalização de Produtos Perigosos (Braskem).

Conforme Pinheiro, a PMAL possui um papel de extrema importância na construção da paz e da justiça, e neste contexto sua gestão estará voltada para a operacionalidade, com o objetivo de reduzir índices e garantir a segurança da população.

Exposição

 Em continuidade às comemorações dos 182 anos da corporação, na próxima segunda-feira (3), das 8 às 12 horas, será realizada no Centro de Maceió (Calçadão do Comércio), uma exposição de armamentos de fogo e de baixa letalidade, munições, materiais utilizados em serviço e viaturas das unidades da PMAL, além da apresentação da Banda de Música da PM, favorecendo a integração entre a sociedade e a Polícia Militar de Alagoas.