A paisagem seca, com sol forte e sem a presença de verde é predominante em vários municípios alagoanos em decorrência da estiagem. Porém nos últimos dias a situação em Minador do Negrão e Estrela de Alagoas ficou ainda pior após a Barragem de Limeira, que abastece os municípios, secar completamente. A população está sobrevivendo apenas com a água de carros pipas.

O coordenador municipal de proteção da Defesa Civil de Estrela de Alagoas, Edilson da Silva, avaliou a situação como muito crítica. Ele contou que a barragem estava secando nos últimos 40 dias e no último domingo (26) não havia mais água suficiente para ser bombeada para os municípios. Muitas residências que ficam na zona urbana do município estão sem água há mais de quatro meses.

A alternativa da população acaba sendo os 10 carros pipas que estão em condições de uso para levar água às residências da cidade e da zona rural.

“A situação em Estrela é muito crítica. O Governo Federal já reconheceu a situação de emergência, mas estamos sofrendo muito, pois apenas 10 carros pipas estão levando água para a população. Muitos carros da Defesa Civil e do Exército não foram liberados por conta das últimas fiscalizações e por isso a água que chega aqui é pouca”, contou.

Alguns moradores da zona rural têm recorrido ao Riacho do Traipu, que fica no povoado Lajedo do Nicácio, para buscar água salobra para os animais. “O riacho secou e muita gente está fazendo uma vala para pegar água salgada para dar para os animais. É tudo muito calamitoso aqui na região”, completa.

Enquanto a alternativa mais viável não fica pronta, a transposição da Barragem do Bálsamo para a do Limeira, Edilson e os demais membros do comitê fazem a orientação da população sobre a importância de racionar água e limpar os reservatórios.

A assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que recorreu ao Comitê de Combate aos Efeitos da Seca solicitando de forma emergencial carros pipa para abastecer as cidades enquanto a situação não é normalizada.

A intenção é de realizar a transposição da Barragem do Bálsamo, que fica na divisa com Pernambuco, para o sistema Limeira. O projeto faz parte do pacote de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seca Ministério da Integração Nacional). O processo ainda está em fase de licitação na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Por meio da assessoria, o superintendente de Negócios do Interior da Casal, Antônio Fernando, disse que participou de uma reunião com o corpo técnico da Casal onde cobrou providências para disponibilizar água para os municípios.