O promotor Adriano Jorge Correia de Barros, da comarca de Joaquim Gomes, decidiu investigar por meio de um inquérito civil público o atraso dos salários dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município. De acordo com o promotor, o prefeito Antônio de Araújo Barros não efetuou o pagamento do mês de dezembro de 2013, mesmo existindo uma verba para cobrir a despesas.
“Instaurar o presente Inquérito Civil Público, objetivando colher elementos de convicção para uma possível propositura de ação civil pública de obrigação de fazer em relação ao município de Joaquim Gomes e, se for o caso, ação civil pública por atos de improbidade administrativa em face do atual prefeito”.
Adriano Jorge determinou o envio de informações sobre a existência de legislação específica para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, incluindo agentes de vigilância sanitária.
Requisitou ainda do secretário de Administração do município a entrega da folha de pagamento dos servidores e convocou os representantes para prestarem esclarecimentos, na manhã desta quarta-feira (29), na sede da promotoria.