O Procon/AL publicou, na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado, a relação de bancos multados por não cumprirem a lei municipal que determina o tempo limite de espera dos clientes por atendimentos nas agências. O valor total aplicado ao Banco do Brasil, Banco Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú Unibanco chega aos R$ 290 mil, distribuídos entre as 33 agências.
Rodrigo Cunha, superintendente do Procon em Alagoas, explicou que as multas foram resultado da fiscalização do órgão nas agências. Fiscais realizaram inspeções de rotina e ações baseadas em denúncias de clientes.
De acordo com a Lei Municipal 8.078/90 acarreta em penalidades previstas no decreto 2.181/97, conforme dispõe o artigo 3º Inciso X - “fiscalizar e aplicar as sanções administrativas previstas na lei 8078/90", que rege o tempo de espera na fila dos bancos, o limite para atendimento é de 20 minutos, e no máximo 30 minutos, de acordo com o fluxo de movimento.