Os cuidados com a pele são importantes em qualquer época do ano, mas, no Verão, a atenção tem que ser redobrada. Isso porque os riscos de desidratação são maiores, devido às constantes exposições ao sol e ao calor natural da estação. Para evitar problemas, o melhor é se cuidar. É o que explica a dermatologista do Hapvida Saúde, Sílvia Guedes. “O sol está presente no dia a dia de todas as pessoas, mas algumas ficam mais tempo no sol, às vezes até devido à rotina de trabalho. Nestes casos, a atenção deve ser maior”, revela a especialista.
A principal medida para quem quer evitar os problemas com a pele é o uso do protetor solar. Isso, de acordo com a dermatologista, todos devem fazer. “Para quem trabalha, por exemplo, com a exposição ao sol, além do protetor solar, aconselhamos a utilização de roupas que cubram mais o corpo. Dessa forma, estamos somando proteções. Além disso, não adianta colocar um pouquinho de protetor apenas em cada parte do corpo. O produto deve ser aplicado na quantidade adequada”, afirma Sílvia.
Mas qual é a quantidade de protetor solar necessária? Qual o fator adequado para a minha pele? Essas são perguntas comuns, que podem ser respondidas com a ajuda de um dermatologista. “É o profissional que vai auxiliar o paciente na escolha do produto que a pele dele precisa. Algumas pessoas, por exemplo, têm tendência à acne. Se elas utilizarem um protetor muito oleoso, esse problema pode piorar. O ideal é que, com a ajuda de um profissional habilitado, seja feita uma análise na pele como um todo, para saber qual o produto mais adequado”, recomenda a dermatologista, ressaltando que isso vale, principalmente, para as peles claras, que são mais sensíveis.
Os riscos
Para os que não têm o devido cuidado com a pele, os riscos são muitos, entre eles melanoses solares, câncer de pele e envelhecimento precoce. A depender da patologia, o tratamento é delicado. “É sempre bom olhar a pele para identificar qualquer tipo de problema e, de imediato, procurar um profissional”, ressalta.
Mas, bom mesmo, é prevenir e evitar esses problemas. Para isso, alguns cuidados são importantes:
*Usar sempre o protetor solar e repor a cada duas horas;
*Evitar a exposição solar das 10h às 16h;
*Beber bastante água para evitar a desidratação