O empresário alagoano Carlos Gilberto Farias, foi eleito o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) nesta terça-feira (28). Farias venceu José Mascarenhas, que já foi presidente da entidade entre 1992 e 2002 e nos últimos 3 anos, por 23 a 17 votos.

No Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb), José Mascarenhas foi o vencedor, ganhando por 94 votos a 30. A eleição na Fieb, que tem 41 sindicatos ligados à indústria, aconteceu na sede do órgão, no bairro do Stiep. 

Carlos Gilberto é irmão do falecido empresário PC Farias, do ex-deputado federal Augusto Farias, empresário e médico Luiz Romero Farias, prefeito de Barra de Santo Antônio, Gilberto Farias e da médica Eleuza Farias.

Pela primeira vez em 65 anos, a presidência da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) foi decidida em uma eleição com duas chapas.

A disputa  pelo comando da entidade patronal envolve uma estrutura composta por cinco entidades que empregam 3,5 mil trabalhadores e movimentou orçamento superior a R$ 564 milhões no ano passado. Envolve também a visibilidade  proporcionada para o dono do rosto, da voz e das palavras de um setor que responde por 30% do PIB baiano.

O agropecuarista Carlos Gilberto Farias é de  origem alagoana e ele tem fazendas em Juazeiro. Pretendia disputar o cargo em 2010, mas desistiu em nome da unidade. Foi eleito vice-presidente. Desde então, colocou-se como candidato para a eleição deste ano, prometendo uma federação voltada para pequenos empresários e para empresas do interior.

acesse>twitter@Bsoutomaior