O Secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares em companhia do comandante geral da Polícia Militar coronel PM, Pinheiro realizou visita de inspeção ao 3º Batalhão sediado em Arapiraca na manhã desta quarta-feira, 29 e anunciou que Arapiraca e região Agreste estão no foco das ações de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. 
Tavares anunciou a realização de blitz com o reforço de 56 homens, 05 viaturas duas motocicletas e apoio do helicóptero. “As operações em todo o interior do Estado serão intensificadas com foco no Sertão e fronteiras numa visão globalizada” afirmou. O titular da pasta acompanhou algumas blitz nas principais rodovias que cortam o Agreste e Sertão do Estado e se reuniu com o empresariado arapiraquense para buscar parcerias e ouvir sugestões.
Tavares afirmou que a Polícia Militar estará nas ruas com a operação Patrulha, semelhante à operação Muralha, realizada em Maceió. Na capital, o procedimento é de impedir a entrada e a saída de qualquer pessoa sem revista. Em Arapiraca, os primeiros passos da patrulha foram iniciados na última segunda-feira (27), quando várias blitz foram realizadas em toda a cidade e nas rodovias com o objetivo de inibir a ação dos criminosos.
“Vamos intensificar as operações objetivando apreender armas e tirar de circulação os criminosos que estão praticando todo tipo de ação criminosa.  Em seguida, ele destacou que um mapeamento já está sendo realizado para identificar os principais pontos onde ocorre o maior número de crimes no município. Eduardo Tavares deixou claro que as polícias Militar e Civil estarão integradas para combater os assaltos, os roubos e o tráfico de drogas em toda a região. 

As operações também serão intensificadas nas cidades de Palmeira dos índios, Santana do Ipanema, Penedo e Delmiro Gouveia.
Durante sua apresentação à 3º BPM  Pelotão de Operações Especiais – Pelopes, e aos novos soldados em formação o secretário fez questão de destacar que está ao lado dos policiais e pediu a colaboração da Polícia Civil no combate ao crime.
Tavares assegurou que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão integradas com a sociedade, as questões salariais serão solucionadas para manter o policial motivado e estimulado com uma polícia enérgica e sem truculência. O secretário anunciou a nomeação de 40 delegados e a nomeação do delegado regional de Arapiraca, Mário Jorge, um delegado combativo e operacional, explicou. Tavares e anunciou a instalação de 15 câmeras em Arapiraca para fortalecer e ajudar no policiamento ostensivo.   


Em abril mil novos militares estarão se formando e serão distribuídos em todo o estado de Alagoas. Com esse reforço operacional o secretário acredita que os trabalhos no combate á violência que preocupa  Alagoas serão mais intensificados. Em Arapiraca, nos próximos 15 dias, o comando já pretende utilizar esses novos militares na área central da cidade, iniciando assim um trabalho ostensivo e treinamento dos novos agentes.