A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi até o Clube dos Fumicultores, em Arapiraca, na última segunda-feira, dia 27. O encontro reuniu entidades que atuam no setor agropecuário alagoano para tratar de questões relativas ao endividamento rural e mudanças de legislação.

Reunidos com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, os dirigentes das entidades apresentaram as suas propostas sobre negociação de dívidas, pois a última lei que trata do endividamento beneficiou os produtores do semiárido, mas deixou de lado os que vivem em outras áreas, como a canavieira por exemplo.

De acordo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, universalizar a legislação é uma questão de recuperar a produtividade no setor. “Chegamos a um momento importante de elaborar processos estruturantes para o produtor, pois essas dívidas o afetam em vários patamares. A hora agora é unir as instituições e o governo federal para que o produtor tome força para poder se recuperar”, destaca.

Mesmo com a cadeia produtiva do leite em Alagoas presente substancialmente no semiárido, Monteiro defende a reformulação de algumas ações sobre o endividamento. “É preciso tratar de alguns gargalos e novas propostas junto às instituições financeiras. Mas o importante é dialogar com as políticas públicas para que o setor possa produzir e comercializar seus produtos da melhor forma possível”, avalia o presidente da cooperativa.