De um ano para cá, muitos foram os defensores da liberdade que se reuniram em eventos e encontros para debater as ideias liberais. Uma das novidades mais interessantes é, sem dúvida, o Instituto Liberal do Nordeste.
O Instituto Liberal do Nordeste – ILIN – tem como missão Promover o aprimoramento, a difusão e o ensino do liberalismo e do libertarianismo em todo o país, especialmente na região Nordeste. Possui sede em Fortaleza, contando com Diretores de quase todos os Estados do Nordeste e parceria com grupos em todas as regiões. Desde sua criação, em Setembro do ano passado, o ILIN já promoveu vários eventos de grande envergadura, sendo o mais importante “Os Ciclos Libertários” e apoiou – de várias formas – inúmeras iniciativas liberais, sendo a mais recente o Grupo de Desenvolvimento Acadêmico e Empreendedor no Centro de Tecnologia na Federal do Ceará.
Os Ciclos Libertários são um evento promovido pelo Instituto Liberal do Nordeste e tem com função não apenas promover as idéias acerca de libertarianismo no Nordeste, mas fomentar e apoiar a criação de iniciativas e grupos autônomos nos vários Estados da região.
A I Edição ocorreu em Novembro do ano passado em Salvador. O ILIN tinha acabado de ser formado e precisava não só começar a fortalecer a sua marca e fomentar o liberalismo, mas promover um evento em uma capital que havia ficado de fora de um tradicional evento, o Liberdade na Estrada. O evento foi um sucesso de público e hoje se engendra um grupo liberal na capital baiana, depois da grande sinergia do evento.
A II Edição e III Edição, em Recife e Maceió, respectivamente, têm o mesmo tema da I Edição, “Do Estado Social ao Estado Liberal”. Tema que surgiu pela primeira vez na Semana da Liberdade, evento em Fortaleza que marca a fundação do ILIN. Esse tema é recorrente por se alinhar perfeitamente as ambições do ILIN: convergir o intenso capital intelectual que nós sabemos que temos no Nordeste em ações que repercutam na sociedade. Não basta ter boas idéias, é necessário estudar como usá-las para impactar a sociedade.
Os palestrantes sempre são veteranos valiosos no cenário liberal brasileiro, sendo que a edição em Maceió contará, por coincidência, com 3 cearenses e 1 mediador e professor do local que receberá o evento: Eduardo Lyra
- Rodrigo Marinho – Presidente do ILIN, advogado empresarial e professor universitário e conselheiro do Dragão do Mar. Recentemente participou do Liberty Fund e foi eleito pelo Grupo Dragão do Mar como maior libertário do ano de 2013. Fomentou um grupo que estuda Direito e Economia pelo viés liberal da universidade em que leciona: O Law and Economics.
- Raduán Melo- Consultor de Empresas, ex-conselheiro do Estudantes Pela Liberdade e Diretor Institucional do ILIN. Raduán é bem conhecido dentro do cenário libertário nacional, sendo um dos fundadores do Grupo Dragão do Mar e do Estudantes Pela Liberdade.
- Pedro Cabral – advogado, professor universitário e conselheiro do Dragão do Mar. Pedro é Diretor Financeiro do ILIN e participa de inúmeros colóquios de filosofia pelo Brasil, sendo convidado para participar esse ano de um colóquio fechado nos Estados Unidos. Pedro fundou o Grupo Hayek, um grupo com vínculo na pós-graduação da UNIFOR e financiado pela CAPEs/ CNPQ lidando de Liberdade Contratual.
- Eduardo Lyra Junior – Advogado, Professor universitário da Faculdade Maurício de Nassau e CESMAC. Articulista com diversos artigos publicados em revistas de Direito Privado e Direito Civil.
Recomendo demais esse evento. É uma ótima oportunidade de conhecer as ideias que podem realmente ajudar o país a crescer e a diminuir a pobreza.