Na manhã desta terça-feira, 28, o coronel Luiz Antônio Honorato da Silva passou o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) para o coronel Gláucio Luiz do Espírito Santo Alcântara. A solenidade de posse foi realizada no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Trapiche, e contou com a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.
Além da presença do governador, o secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Aurélio Pinheiro, e autoridades militares também prestigiaram a solenidade.
O novo comandante assume a corporação garantindo que irá buscar construir ou ampliar as bases já existentes. De acordo com o oficial, serão realizadas construções de novos postos para os guarda-vidas em Maceió e Marechal Deodoro, reforma na unidade de Arapiraca, além da construção dos quarteis de Penedo e Palmeira dos Índios. As obras serão viabilizadas com cerca de 14 milhões entre recursos do governo Federal e Estadual.
Visivelmente emocionado, o coronel Luiz Antônio, agradeceu a todos os que o auxiliaram durante os seus dois anos e cinco meses de comando. Agradeceu também o companheirismo de sua esposa que “esteve sempre do meu lado”, disse. Também agradeceu o apoio do coronel Gláucio, quando subcomandante. Tendo trabalhado juntos durante esses dois anos e cinco meses, o coronel Luiz Antônio afirmou ter certeza da continuidade do seu trabalho pelo seu sucessor, desejando-lhe boa sorte nessa nova missão.
O ex-comandante, que tem mais de 29 anos de serviços prestados a corporação, também relembrou os tempos de aspirante e as conquistas alcançadas durante seu comando, como a aquisição de equipamentos e viaturas. E finalizou dirigindo-se à tropa: “trabalhar com homens e mulheres como esses me dá muita alegria. Foi um verdadeiro orgulho trabalhar com todos vocês”, agradeceu o ex-comandante.
Após a troca de comando, a tropa desfilou em continência ao novo comandante geral do Corpo de Bombeiros.