Há exato uma semana, na entrega das máquinas do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Alagoas (MDA), na sexta-feira, 20, o prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), não economizou nas palavras ao criticar a postura do governador Teotônio Vilela (PSDB) no tratamento dado aos municípios em 2013.

Por outro lado, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) elogiou – várias vezes - o governo da presidente Dilma Rousseff. No mesmo discurso, Celso Luiz também elogiou o deputado federal Paulão (PT) pela atuação do parlamentar em Brasília.

“E dizer, Paulão, da satisfação e alegria de ver seu empenho como deputado federal.  Realmente, eu estou alegre e satisfeito em ver que você está no lugar certo. Que alagoas precisa continuar com você pela sua ligação com o Governo Federal, pela sua amizade com pessoas que representam o PT em Brasília e você está demonstrando um belíssimo trabalho”, disse Celso.

Ainda sobre Dilma Rousseff, Celso fez questão de ressaltar que o governo Federal tem ajudado cidades de todo o Brasil.  Na oportunidade, ele disse que o PT está participando e dando a contribuição para os municípios.

“Devemos fazer justiça ao governo Federal que vem ajudando muitos municípios em quase todas as áreas. Não tem resolvido todos os problemas, é claro, mas os problemas existirão sempre. O governo Federal está participando. Precisa dar mais, precisa. Mas vem ajudando Alagoas”, enfatizou.

Já quando falou do governo do Estado o prefeito de Canapi não poupou críticas ao modelo tucano de governar. Segundo o gestor, o Executivo estadual não tem contribuindo para melhorar os problemas dos municípios alagoanos.

“Nós prefeitos vêm tentando solucionar, ajudar e trabalhar no nosso município. Mas o grande problema de Alagoas hoje é o Estado de Alagoas. A União está aqui. O governo Federal ajudando os municípios. A gente no município se acabando! E o Estado, no meio, não ajuda os municípios. E, além de não ajudar, cria problema pra gente nas áreas como a segurança, saúde, educação. Alagoas era melhor não existir o Poder Público do Estado. Porque só faz atrapalhar, não ajuda em nada, só é despesa para gente e não vemos ação nenhuma”, criticou.

No fim do discurso, o prefeito canapiense citou alguns problemas que enfrenta no município por conta da ausência do Estado. Ele - Celso - mostrou sua indignação com o governo de Téo Vilela.

“Lá em Canapi tem uma escola do ensino médio que quem está mantendo sou eu. No transporte, professores, parte administrativa, na polícia e tudo. Eu vim aqui na AMA várias vezes para discutir os problemas dos municípios. Toda vez que o governo do Estado veio não resolveu o problema. As coisas não andam. Carro-pipa não paga. Não tem ação. O Estado de Alagoas não tem ação. Alagoas é único do Brasil que paga o Fundeb atrasado. Em Alagoas nós estamos sem Governo do Estado em todas as áreas. A verdade é essa”, finalizou o prefeito. 

Twitter: @kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com