A crítica da imprensa nacional volta – mais uma vez - para o lado do senador Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado Federal, após o uso da aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) na viagem da semana passada ao Recife - onde submeteu-se a uma cirurgia para implantar 10 mil fios de cabelo.
No jornal do SBT Brasil do último sábado, 21, a jornalista Rachel Sheherazade falou sobre o mal uso de aviões da FAB e enveredou críticas ao senador alagoano. Ao fim da reportagem - mostrando que Calheiros precisou da aeronave para uso pessoal - a jornalista teceu críticas chamando a FAB de “táxi aéreo dos bacanas de Brasília”.
De acordo com coluna Painel da Folha de São Paulo, a assessoria de imprensa do presidente do Senado não se manifestou sobre o uso da aeronave. A agenda oficial publicada no site da Casa – na data da viagem - também não registrou compromissos do peemedebista na capital pernambucana.
Ainda segundo a Folha, esta é a segunda vez (em 2013) que Renan usa avião da FAB para fins particulares. Em junho, o presidente do Senado foi a Trancoso (BA) para o casamento da filha do colega Eduardo Braga (PMDB-AM). Depois que a coluna Painel revelou o fato, o senador reembolsou R$ 32 mil à União.
Ontem (23) o senador Renan Calheiros deicidiu devolver aos cofres públicos os gastos da viagem que realizou. A decisão foi tomada após Renan enviar uma consulta ao comando da Aeronáutica para saber se cometeu alguma "impropriedade". No pedido para o uso da aeronave, Renan informou à FAB que a motivação do deslocamento era "serviço". O valor a ser devolvido será calculado pela FAB.
Clique aqui para ver a crítica da jornalista Rachel Sheherazade.
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com